Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Poços registra primeiro caso suspeito de febre amarela em humanos

Resultado de imagem para febre amarela ministério da saúde
ilustração

A Secretaria de Estado de Saúde vai investigar um caso suspeito de febre amarela registrado no fim de semana em Poços de Caldas. O paciente é um homem de 28 anos, que está internado desde sábado (11), na Santa Casa. Ele vinha apresentando os sintomas da doença há pouco mais de uma semana. O jovem foi atendido na última sexta-feira (10), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e transferido na manhã de sábado para a Santa Casa.
 
Apesar de ter apresentado todos os sintomas, o estado de saúde do rapaz é estável, mas ele continua internado, aguardando por resultados de exames mais precisos. 
De acordo com o secretário municipal de saúde, Carlos Mosconi, ainda é cedo para precisar o diagnóstico, porém todos os procedimentos foram tomados de acordo com o protocolo para febre amarela do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde já recolheu material para análise junto a Fundação Osvaldo Cruz, a Fiocruz, em Belo Horizonte.
 
Resultado de imagem para febre amarela
ilustração
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Governo de Minas, o resultado de um exame para febre amarela é demorado, pois os técnicos analisam vários aspectos. Entre eles, se a pessoa foi vacinada recentemente, comparação com outras doenças que apresentam os mesmos sintomas, inclusive a febre hemorrágica, a mesma que se apresenta para o caso dengue. O resultado é divulgado só depois de eliminadas todas as possibilidades.
 
O paciente mora no bairro Cascatinha, área que vem sendo investigada pela Secretaria de Saúde, uma vez que o macaco encontrado morto, já diagnosticado com febre amarela, estava nas proximidades do bairro, mais precisamente na Praça dos Macacos.
  
Depois que foi confirmada a morte do macaco, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a campanha de vacinação, com salas de vacina em funcionamento inclusive no último fim de semana. Desde o início do ano, mais de 31 mil pessoas já foram imunizadas no município, sendo aproximadamente 15 mil somente neste final de semana.
 
Sintomas
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
 
É importante ressaltar que a doença é transmitida pelo mosquito e não pelo macaco. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti. 

Fonte: http://www.pocoscom.com/?p8958

Nenhum comentário:

Postar um comentário