Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Exame confirma morte de macaco por febre amarela em Poços de Caldas

OMS alerta para risco da febre amarela se espalhar pela América do Sul (Foto: Rede Globo)
Secretaria de Saúde de Poços de Caldas (MG) vai reforçar vacinação na cidade (Foto: Rede Globo)
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro registro de morte por febre amarela em um macaco na cidade. A informação foi repassada à prefeitura pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (MG) após exames feitos em um animal encontrado morto no último dia 25 de janeiro. Os testes foram realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em nota divulgada à impresa, a prefeitura afirmou que deve intensificar a vacinação no município. Segundo o comunicado, os postos de vacinação serão abertos no próximo sábado (11) e domingo (12). Além disso, o horário de atendimento durante a semana será ampliado e, se necessário, servidores serão convocados para ajudar na ação.
Ainda conforme a nota, a Secretaria Municipal de Saúde já tomou as medidas necessárias e está preparada para atender a população. A prefeitura disse ainda que a população não precisa se preocupar, porque não haverá falta de vacinas na cidade, já que os estoques seriam suficientes para atender a demanda. A reposição das doses é garantida pela Superintendência Regional de Saúde.
Por telefone, o secretário de Saúde de Poços de Caldas informou ao G1 Sul de Minas que o animal teria sido encontrado na área urbana. "O macaco foi encontrado morto e com ossos quebrados em uma rua central da cidade. No laudo foi constatado atropelamento, mas ninguém viu se esse animal foi realmente atropelado. O que levou à essa conclusão foram os ossos quebrados, como se ele tivesse sido atropelado", explicou Carlos Mosconi.

Ainda segundo Mosconi, mesmo o animal tendo sido encontrado no Centro de Poços de Caldas não há como afirmar que a contaminação tenha sido na área urbana.
O secretário informou ainda que o clima da cidade não é tão propício para a proliferação do mosquito que transmite a febre amarela. "O mosquito prolífera com mais facilidade em áreas mais quentes e sabemos que Poços tem um clima mais ameno, mais fresco. Não há motivo para que a população se desespere. A Secretaria de Saúde e a prefeitura estão tomando todas as medidas emergenciais para que a nossa população fique imune à doença. Lembrando que não há caso de suspeita da doença em humanos na cidade", finalizou Mosconi.   leia matéria na íntegra na fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/02/exame-confirma-morte-de-macaco-por-febre-amarela-em-pocos-de-caldas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário