Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Irmãos de Mogi Guaçu são vítimas de golpe que clona chassis de picapes

Empresário de Mogi Guaçu comprou picape que teve chassis clonado (Foto: Reprodução EPTV)
Empresário de Mogi Guaçu comprou picape que teve chassis clonado (Foto: Reprodução EPTV)
Dois irmãos de Mogi Guaçu (SP) podem ter sido vítimas de uma quadrilha especializada em clonagem de veículos, que utiliza numerações de picapes e caminhões ainda não emplacados. A quadrilha utilizou números de caminhões do Exército e de caminhonetes da marca Toyota, que não haviam sido emplacadas pelos compradores.
No domingo (11), o ‘Fantástico’, da TV Globo, exibiu uma reportagem mostrando o esquema usado e a prisão de suspeitos em várias partes do país. Segundo o programa, uma investigação interna da Toyota descobriu que 564 veículos da montadora foram clonados. Juliano Sanches, de Mogi Guaçu, comprou, sem saber, uma picape com os chassis clonado em abril deste ano. Quatro meses depois recebeu duas multas, com informações que não condiziam com os documentos deles e nem locais por onde passou.
Em novembro, ele recebeu voz de prisão em um shopping de Goiânia (GO). A acusação era de estar dirigindo um carro furtado. “Foi bem traumatizante mesmo. Ficamos das 4 da tarde às 4 da manhã detidos na delegacia, mesmo assim o carro continuou preso”, lamenta o empresário. Após o laudo da Polícia Civil, Sanches descobriu a clonagem da picape dele com um veículo muito parecido de Rio Bonito, no estado do Rio de Janeiro. Este segundo veículo foi furtado em Terezina, no Piauí. 
Mesmo ele tendo comprovado que comprou a picape em Mogi Guaçu de forma legal, a caminhonete está parada e com restrição.   “Até você provar que ela não é um produto de furto, você é um bandido”, explica o empresário. O empresário procurou o vendedor, mas o carro não foi trocado porque foi clonado depois de começar a rodar.
O Detran também não resolveu a questão. Sanches ainda tentou registrar um boletim de ocorrência, mas também não conseguiu. Disseram que a picape não está envolvida em um crime, mas em um processo administrativo.  A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou à EPTV, afiliada da TV Globo, não saber quando o veículo apreendido será periciado.
De acordo com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran), os proprietários de veículos que desconfiem que exista um clone em circulação devem acionar o órgão.O passo a passo para essa notificação pode ser consultado no portal do Detran na internet. Clique aqui para ver o passo a passo do Detran.   fonte http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/12/irmaos-de-mogi-guacu-sao-vitimas-de-golpe-que-clona-chassis-de-picapes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário