Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

Campanha busca doador de medula para professor de São João da Boa Vista

Mobilização começou nas redes sociais e em poucos dias ganhou força.


Désirée de Queiroz mostra foto do marido, o professor Alexandre Pipano (Foto: Éder Ribeiro/EPTV)
Désirée mostra foto do marido, o professor
Alexandre Pipano (Foto: Éder Ribeiro/EPTV)
Parentes, amigos e até desconhecidos se uniram em uma campanha de doação de medula para um professor universitário de São João da Boa Vista (SP). Alexandre Pipano tem leucemia e está internado no hospital da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) à espera de um doador compatível.

O professor de 54 anos leciona em São João e mora em Poços de Caldas, e viu a rotina mudar por conta da doença, descoberta em janeiro. "A vida dele hoje é estar na Unicamp fazendo o tratamento, por isso a importância do transplante, ele precisa urgentemente do transplante de medula", contou a esposa de Pipano, Désirée de Queiroz.
Campanha teve início em redes sociais (Foto: Éder Ribeiro/EPTV)
Campanha de doação de medula teve início
em redes sociais (Foto: Éder Ribeiro/EPTV)
Mobilização na internet
A mobilização começou nas redes sociais e em poucos dias ganhou força. O professor universitário Luis Carvalho Petreca trabalha no mesmo centro universitário que Pipano e se cadastrou assim que soube da campanha. "Eu acho que a gente deveria ter mais campanhas mais esclarecedoras para sensibilizar as pessoas", disse.

O estudante universitário Alex Souza Fernandes Júnior não conhece o professor, mas quando soube da campanha decidiu ir até Poços de Caldas para colher uma amostra de sangue e se cadastrar no banco de doadores. "É fácil, rápido e prático, você faz o cadastro com a recepcionista, depois adentra no estabelecimento para tirar o sangue", garantiu.
Desde que a campanha teve início, no dia 25 de abril, o Hemocentro de Poços de Caldas cadastrou mais de 250 pessoas interessadas em doar a medula. "São coletados 5 ml de sangue, [material] que é encaminhado para o Inca (Instituto Nacional de Câncer) para poder fazer a compatibilização, para saber se essa pessoa vai ser compatível ou não", explicou a gerente técnica do Hemocentro, Cibele Angélica Spina.   fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/05/campanha-busca-doador-de-medula-para-professor-de-s-joao-da-boa-vista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário