Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Idosa passa 8 horas em ambulância até conseguir vaga de UTI

Ela acabou conseguindo vaga e está internada em Poços de Caldas.

Mulher fica oito horas dentro de ambulância antes de conseguir vaga de UTI em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Mulher fica oito horas dentro de ambulância antes de conseguir
 vaga de UTI em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Uma moradora de Andradas (MG), de 61 anos, que precisava de um leito de UTI, passou cerca de 8 horas dentro de uma ambulância. Ela chegou a ser levada para o Hospital Regional, em Varginha (MG), mas como a vaga apontada pelo Sus Fácil não estava disponível, ela precisou ser levada de volta para Poços de Caldas (MG), onde foi internada. O caso aconteceu no último domingo (27).

Dona Elvira chegou à Santa Casa de Andradas na noite de sábado (26) com quadro de meningite bacteriana. No domingo ela teve hemorragias e daí em diante passou a precisar de uma transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva.

"Ela precisava de suporte de uma unidade de terapia intensiva e nós não temos, nosso hospital é um hospital de média complexidade e ela necessitava de tratamento de alta complexidade. Por volta de 10h30 foi necessário colocá-la no SusFácil, que é o nosso sistema de transferência. Nós colocamos e era umas 17h47 que foi liberada a vaga", disse a gerente de enfermagem da Santa Casa de Andradas, Bárbara Carvalho dos Santos.

Para levar a Dona Elvira de Andradas para Varginha, o motorista da ambulância levou três horas. Lá, eles tiveram que esperar mais duas horas tentando a vaga que havia sido indicada pelo Sus Fácil, sistema que regula as vagas de alta complexidade em hospitais da região. Sem atendimento no hospital em Varginha, o fiho de Elvira chamou a polícia.

"Eu achei que nem ia dar tempo pois o combustível da ambulância estava acabando, porque era uma viagem longa, o oxigênio estava acabando. Pedimos para fornecer o oxigênio pra gente voltar, não quiseram fornecer, é complicado", disse o filho de dona Elvira, Mário José Ferreira da Silva. 

Elvira Ferreira Silva está internada no CTI da Santa Casa de Poços de Caldas. Segundo o coordenador do Sus Fácil, Cláudio Lima, a vaga em Varginha existia e o hospital deveria ter recebido a paciente. Ainda conforme ele, é comum o Hospital Regional de Varginha não aceitar pacientes. Já o diretor do hospital, Mário Terra, disse que o Sus Fácil encaminha pacientes em estado grave sem questionar se existe a vaga. No caso de Dona Elvira, o diretor disse que chegou a ir até o hospital, mas que não havia condições para a internação dela.   Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário