Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Crise - Alcoa fecha fundição de alumínio em unidade de Poços de Caldas

Em 2014, fábrica fechou 3 linhas de produção e demitiu 250 funcionários.

Alcoa anunciou fechamento definitivo de fundição de alumínio (Foto: Reprodução EPTV)
Alcoa anunciou fechamento definitivo de fundição de alumínio
 (Foto: Reprodução EPTV)
A unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) anunciou oficialmente nesta terça-feira (30) que fechará permanentemente a unidade de fundição de alumínio primário na cidade. No último ano, a empresa já havia anunciado o fechamento de três linhas de produção e iniciado a demissão de funcionários. Segundo a assessoria de comunicação da Alcoa no Brasil, foram as condições de mercado que levaram a esta decisão, já que a redução nas linhas de produção, em 62 mil toneladas, não melhoraram o desempenho da empresa.

“O fechamento da unidade de Poços retira permanentemente uma unidade de alumínio primário de alto custo do sistema da Alcoa e é mais um passo na criação de uma atividade de metais primários mais lucrativas”, afirmou o presidente de produtos primários globais da Alcoa, Bob Wilt. Com o fechamento da unidade, a capacidade total de produção neste segmento será reduzida em 96 mil toneladas, caindo para 3,4 milhões de toneladas. Ainda segundo a empresa, a mina, a refinaria, a fábrica de alumínio em pó e a casthouse de Poços continuarão operando. A assessoria informou ainda que não haverá demissões nesta fase.

Sindicato teme mais demissões
De acordo com o presidente do sindicato, Ademir Angelini, o sindicado ainda não foi comunicado oficialmente sobre o fechamento. Atualmente 650 funcionários trabalham na unidade de Poços de Caldas, nas funções administrativas e de produção. Em 2014, com a paralisação da produção, 250 trabalhadores foram demitidos.

Neste mês, o sindicato acionou o Ministério Público do trabalho pedindo informações sobre novas demissões que estariam acontecendo desde novembro. A Alcoa ainda não apresentou resposta sobre as demissões. Ainda de acordo com Angelini, o presidente do sindicato está preocupado com a situação e acredita que com este fechamento, novas demissões serão feitas.

A Alcoa em Poços de Caldas
A fábrica da Alcoa de Poços de Caldas, fundada em 1965, foi a primeira unidade da empresa no país. Na ocasião, recebeu o nome de Alcominas. As atividades tiveram início em 1970 e, 10 anos depois, passou a se chamar Alcoa Alumínio S.A.. A unidade possui operações de mineração, refinaria, refusão e pó de alumínio, onde são produzidas aluminas calcinadas e hidratadas, tarugos, ligas líquidas e pó de alumínio – este último fabricado apenas no Brasil, entre todas as unidades da empresa no mundo. Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário