Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Em 15 dias, dengue aumenta 679,5% em Itapira e ultrapassa total de 2014

Prefeitura afirma que 1.715 pessoas foram contaminadas no mês de janeiro.


Por causa da epidemia, município decidiu cancelar atividades de Carnaval.

Os casos de dengue aumentaram 679,5% em Itapira (SP) entre 15 e 31 de janeiro, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (16). O município encerrou o mês com 1.715 registros, enquanto que 220 pessoas foram infectadas na primeira quinzena. Com isso, o número já supera em 204% o total de 564 casos registrados durante todo o ano passado. A assessoria da Prefeitura não soube informar se também há casos em investigação e resumiu que os números de fevereiro serão divulgados apenas na primeira quinzena de março. Além disso, frisou que não foram registradas mortes provocadas pela doença. Em 2013, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram contabilizados 53 casos de dengue.

Combate à doença
De acordo com o Executivo, o número de funcionários que atuam no combate aos focos de dengue passou de 90 para 120 e a cidade também conta com apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), por meio de técnicos que utilizam máquinas de nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A Prefeitura decretou emergência em 5 de janeiro e informou que ainda não solicitou auxílio de municípios vizinhos, uma vez que o Hospital Municipal criou um centro de hidratação para atendimento aos pacientes. A cidade tem população estimada em 72,5 mil habitantes, segundo do IBGE.

O carnaval de rua e eventos que concentram aglomerações foram cancelados para amenizar a epidemia de dengue. Três escolas de samba e cinco blocos estavam programados para este ano. Os R$ 110 mil que seriam usados pelas agremiações e infraestrutura da festa serão revertidos para o combate à doença, segundo a administração municipal. Tradicional há 41 anos, os Jogos de Verão, que reúnem aproximadamente três mil atletas, não tiveram finais pela primeira vez na história. A Prefeitura também esvaziou fontes de praças e determinou que os postos de saúde façam atendimentos aos usuários aos sábados.

Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário