Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Redução de lavagens economiza água em 20% em cemitério de São João

Túmulos eram limpos toda semana e agora serviço é feito a cada 15 dias.


Vazão do rio que abastece o município é de apenas 9% do normal.


Limpeza de túmulos em cemitério de São João da Boa Vista (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Limpeza de túmulos em cemitério evita desperdício
de água (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
As lavagens dos túmulos do cemitério municipal de São João da Boa Vista (SP)  foram reduzidas por causa da estiagem. Em julho, a lavagem era feita uma vez por semana e agora ela ocorre a cada 15 dias. A atitude ajudou a reduzir 20% do consumo de água da cidade. A vazão do rio que abastece o município é de apenas 9% do normal, e como não há previsão de chuva, economizar é mais do que necessário. Gráficos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que, em janeiro, o consumo no cemitério era de 278 mil litros por mês, já no mês de agosto foi de 174 mil litros.
A lavadora Ursulina da Conceição Costa trabalha no cemitério há 16 anos e sempre gastou água à vontade para realizar seu trabalho. “Usava dois balde d’água para lavar cada túmulo, agora eu tenho que lavar seis túmulos com dois baldes”, disse.
Como a tubulação é centenária, as equipes da Sabesp verificam se há vazamentos, o que ajuda ainda mais a economizar. “O consumo vai diminuindo cada vez mais, de 20% até 30% quando são detectados os vazamentos”, disse o gerente da Sabesp, José Márcio Carioca.
Economia de água
A iniciativa para economizar veio do administrador do local, José Carlos Ignácio Theodoro, depois de analisar o consumo de água e perceber que os gastos eram muito altos. “Gastávamos cerca de R$ 1,3 mil por mês nos últimos três meses. Nós identificamos que o maior consumo era nas lavagens, então conversamos com as pessoas que fazem esse serviço e pedimos a redução da água e das lavagens por mês”, contou .
Alternativas
O cemitério tem mais de 300 túmulos, jazigos e capelas. As obras do artista Fernando Furlanetto fazem do espaço um museu a céu aberto, uma das obras mais importantes é a da Angelina e a filha Dina. Há também Pietá, nela a Virgem Maria está com Jesus nos braços. 

E para preservar tudo isso, os lavadores tem muito cuidado. Pensando na economia, a limpeza é feita com pano úmido e vassoura. “Eu limpava as placas toda semana, agora a gente limpa a cada 15, 20 dias e mantemos a limpeza toda semana com menos água e panos”, comentou a lavadora Sônia Aparecida Dias.   fonte; http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/09/reducao-de-lavagens-economiza-agua-em-20-em-cemiterio-de-sao-joao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário