Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

São João pleiteia ser uma das subsedes das Olimpíadas

São João da Boa Vista pleiteia ser uma das subsedes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Os primeiros passos para que a iniciativa possa se tornar realidade serão dados entre segunda e terça-feira (25 e 26). Nos dois dias, o consultor de instalações aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o arquiteto Paulo Pinheiro, visitará áreas em que um complexo aquático pode ser construído, caso a cidade seja escolhida como um dos núcleos da competição.

O PROJETO
A iniciativa que poderá colocar São João como possível sede de ambientação às delegações olímpicas para os jogos do Rio 2016 é da Prefeitura de São João. A administração municipal apresentará para Paulo Pinheiro e mais dois consultores da CBDA três áreas disponíveis para a possível construção do empreendimento voltado a treinamentos de alto rendimento. Cada espaço, de acordo com a diretora da Assessoria de Planejamento da prefeitura, Amélia Queiroz, foi escolhido observando o desenvolvimento futuro e não apenas as Olimpíadas.

Visando um espaço regional, devido à proximidade com a rodovia, uma das localidades que serão apresentadas fica no Bairro Alegre, ao final da pista de caminhada da Avenida Durval Nicolau. Pensando em desenvolver uma área em que ainda não há complexos esportivos, o Maestro Mourão surge como alternativa, em um terreno nos arredores das escolas do Senai e do Sesi. Por fim, com olhares na população jovem, a terceira opção a ser apresentada fica no Jardim dos Resedas.

POSSIBILIDADE
DE ESCOLHA
Os consultores serão apresentados aos espaços disponíveis na terça-feira. A visita da equipe da CBDA deverá gerar um relatório, com a avaliação das instalações vistoriadas e orientações sobre o que a cidade deve fazer para receber as estruturas pretendidas. Segundo Pinheiro, o resultado depende, em grande parte, do esforço dos próprios municípios interessados. “O Brasil possui poucos locais apropriados para o treinamento de equipes, descoberta de talentos e realização de campeonatos aquáticos. Por isso, nosso trabalho é incentivar as cidades que se mostram interessadas em investir na área esportiva”, comenta o arquiteto. O consultor apontou que o êxito na escolha depende também de parcerias com o setor privado.

“Toda cidade tem chances e o apoio de empresas locais também é muito importante para que os objetivos se concretizem”, completa. Os investimentos para a construção do complexo aquático, se a cidade for escolhida, viriam do governo Federal.

EM SÃO JOÃO
Antes de conhecer as possíveis áreas que podem abrigar o complexo aquático em São João – o que ocorrerá na terça -, a chegada dos consultores está prevista para as 13h30, de segunda-feira (25). O primeiro compromisso em São João será a visita à fábrica da Inpaer, que também é parceira do projeto e realizará o transporte dos profissionais. A programação do grupo também inclui visitas à Sociedade Esportiva Sanjoanense e ao UniFAE.

OBJETIVO
Caso escolhida como subsede das Olimpíadas de 2016, São João da Boa Vista poderá acomodar delegações estrangeiras de natação, saltos ornamentais e outras modalidades aquáticas. A expectativa dos idealizadores do projeto é preparar São João para receber campeonatos nacionais e internacionais, colocando a cidade no calendário de grandes competições aquáticas.

São João havia tentado também ser subsede da Copa do Mundo deste ano. A cidade chegou a ficar entre as 37 cidades paulistas selecionadas como núcleos da competição. Já na fase final de seleção, o município acabou não sendo escolhido.
fonte: http://omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2014/08/sao-joao-pleiteia-ser-uma-das-subsedes-das-olimpiadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário