Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pinhal supera meta de vacinação na Campanha contra HPV

A primeira etapa da campanha de vacinação contra o HPV ocorreu no período 
de 10 de março a 10 de abril de 2014, com mobilização do Ministério da Saúde
 (em todas as suas instâncias) junto às escolas públicas e privadas  do Brasil.
Em todo o país mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O município de Espírito Santo do Pinhal vacinou durante a campanha 809 adolescentes entre 11 e 13 anos, o que corresponde a 84,18%. A meta proposta pelo Ministério da Saúde era vacinar 80% da população alvo.
A segunda etapa da campanha iniciou-se no dia 11 de abril e será focada nos postos de saúde. Durante todo o ano, a vacina contra o HPV estará disponível nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta feira. O público-alvo continua sendo as adolescentes que completarão 11 anos no decorrer de 2014.
Utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses (a partir de setembro de 2014) e a terceira dose cinco anos após a primeira dose. Em 2015, o objetivo será vacinar as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas todas as meninas que completarem 9 anos.
A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário