Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Flipoços tem início com palestra de Ferreira Gullar em Poços de Caldas

Abertura do festival acontece neste sábado (26) em Poços de Caldas.


Encontro deve receber pelo menos 50 mil pessoas até dia 3 de maio.


Jornalista e escritora Eliane Brum (Foto: Reprodução/ Globo News)
Jornalista e escritora Eliane Brum estará no evento(Foto: Reprodução/ Globo News)
A 9ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (MG), o Flipoços, começa neste sábado (26) e espera pelo menos 50 mil pessoas até o domingo (3). Na abertura, o encontro terá a presença do patrono Ferreira Gullar em uma palestra. Durante o dia, convidados como Luiz Ruffato, Eliane Brum e o sulmineiro Antônio Geraldo Figueiredo estarão presentes no evento.
O encontro segue com a aposta na diversidade e traz pelo menos 80 escritores, expositores e convidados com palestras, bate-papos, debates e apresentações musicais ligadas aos temas que transitam pela ‘Cultura Popular na Arte da Literatura’ e ’50 Anos do Golpe Militar’. Neste ano, o encontro traz também a poeta Adélia Prado, Ana Beatriz Barbosa Silva, Mário Sérgio Cortella, Ivo Herzog e Audálio Dantas. Há também um encontro de cultura marginal e arte da periferia, com escritores ligados ao tema, grafiteiros, dançarinos, e os poetas ambulantes, que deixam poesias em ônibus da cidade.
“Teremos uma grande programação carinhosamente preparada pela organização, a fim de inserir Poços de Caldas ainda mais no contexto das principais festas literárias do Brasil.  A cidade recebeu recentemente o título de cidade com maior índice de leitores de Minas Gerais por meio de uma pesquisa realizada pelo Centro Regional para Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), o que muito orgulha e a realização do Flipoços é um dos principais fatos para isso, pois dá acesso à crianças, jovens e adultos com os livros e autores”, disse a realizadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira.
Expectativa de público para o Flipoços é de 40 mil pessoas (Foto: Divulgação)Expectativa de público para o Flipoços é de 50 mil pessoas (Foto: Assessoria Flipoços)
Durante o evento acontece também o 4º Encontro de Educação; o Encontro de Escritores Indígenas e o Encontro de Escritores Portugueses, com as presenças de Luiz Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira e Joel Neto que debaterão suas obras e a importância da cultura portuguesa na formação da cultura popular brasileira.
Já na Mostra de Cinema Flipoços, o festival exibirá o filme "José e Pilar", do diretor Miguel Gonçalves Mendes e ainda os filmes "A memória que me contam" e "Cabra Marcado para Morrer", no Instituto Moreira Salles, como parte do "Circuito Pegada Literária".     fonte:   G1/Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário