Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Falta de chuva causa mortandade de peixes no Rio Mogi Guaçu, diz Cetesb

Problema foi constatado em trecho que corta o Centro de Mogi Guaçu.


Segundo o órgão, falta de oxigênio foi o responsável pelo problema


Cetesb é acionada para investigar morte de peixes em Mogi Guaçu (Foto: Cleofas Viana)
Cetesb é acionada para investigar morte de peixes em Mogi Guaçu (Foto: Cleofas Viana)
A mortandade de peixes no Rio Mogi Guaçu, constatado nesta segunda-feira (28), é resultado da falta de oxigênio na água, causado pelo longo período de estiagem, informou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Os peixes foram encontrados mortos no trecho do rio que corta o centro da cidade, segundo a Polícia Ambiental.
Por nota, a Cetesb informou que "no dia 28 de abril houve uma coleta em quatro pontos do Rio Mogi Guaçu, onde foi constatado que a causa da morte é devido ao baixo oxigênio na água, fenômeno que ocorre pela falta de chuvas". Ainda segundo o órgão, não há quantidade alarmante de peixes mortos.
Moradores do centro chamaram a Polícia Ambiental, que encaminhou uma equipe para o local e constatou o problema. Segundo a corporação, o nível do rio está baixo por conta da falta de chuva e há muito despejo de esgoto, o que causa forte odor. A polícia informou ainda que, após a constatação, acionou a Cetesb para investigar o caso.
A Prefeitura de Mogi Guaçu enviou um comunicado admitindo a ocorrência da mortandade e orientando os moradores a não recolherem os animais para alimentação. Segundo a administração, há grande quantidade de peixes mortos, inclusive exemplares de até quatro quilos.           fonte; G1/Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário