Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Estudo aponta índices altos de radiação por radônio em Poços de Caldas

Os índices de radiação por radônio em Poços de Caldas estão acima do parâmetro mundial segundo o Projeto Planalto de Poços de Caldas, cujo resultado foi apresentado na tarde desta segunda-feira (28). O projeto avaliou os índices de radiação em 342 domicílios, de setembro de 2011 a novembro de 2012. O índice encontrado em Poços de Caldas é de 3,94 mSv/ano, porém o padrão estabelecido pela United Nations Scientific Commitee on the Effects of Atomic Radiation (Unscear) é de 2,4 mSv/ano. 

O radônio é a segunda maior causa de câncer de pulmão, perdendo apenas para o tabagismo. Porém, os responsáveis pela pesquisa informam que o resultado não é alarmante e medidas simples podem ajudar a diminuir a exposição ao gás. Quem dorme com as janelas fechadas, por exemplo, tem 2,2 vezes mais chances de apresentar um nível de concentração de risco. “É importante deixar portas e janelas o maior tempo possível abertas. Ou então de manhã, enquanto as pessoas se preparam para trabalhar, devem deixar os ambientes abertos. Esse gás vai se difundir no meio exterior”, explica a coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer no governo estadual, Berenice Antoniazzi. 

Para diminuir a exposição populacional ao gás, a prefeitura pretende iniciar uma série de medidas. Entre elas, a capacitação dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para que orientem as famílias a respeito da ventilação nas casas. Mudanças na construção civil também são importantes para que diminua o contato dos imóveis com a radiação proveniente do solo. “A secretaria de planejamento vai desenvolver diversas ações de orientação aos profissionais da área de construção, para minimizar o problema da radiação natural que temos”, informou a secretária municipal de saúde Fátima Livorato. 

Registro de Câncer

O projeto também registrou as taxas de incidência de câncer em Poços de Caldas, de 2007 a 2011.  Ocorreram 3.456 novos casos, sendo que o câncer de pulmão fica em segundo lugar nas estatísticas femininas e em quarto nas masculinas.  O estudo mostra que esses índices são normais, se comparados a cidades com envelhecimento populacional e desenvolvimento semelhantes. A pesquisa  também foi realizada nas cidades de Caldas e Andradas, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Comissão Nacional de Energia (CNEN).          fonte;   Poços Já/João Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário