Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Crescimento do emprego em São João é o maior da região no primeiro trimestre

Levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas do Centro Universitário Unifae (IPEFAE), junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED), aponta aumento do número de empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2014 em São João da Boa Vista. 

O IPEFAE analisou os dados do CAGED nos 16 municípios da microrregião de governo de São João da Boa Vista e constatou que, entre 1 de janeiro e 31 de março, foram criados, somente em São João, 825 novos postos de trabalho formais. Segundo o economista e pró-reitor Administrativo da Unifae, professor Marco Aurélio Ferreira, este número situa o município em primeiro lugar, e com larga vantagem, na geração de empregos na região. “No mesmo período, São José do Rio Pardo, segundo colocado, abriu 275 novas vagas. A diferença entre São João e São José é de mais de 200%”, compara.

Marco Aurélio atribui esse resultado ao desempenho do comércio, da indústria e da agricultura, e ressalta que o crescimento do setor de serviços contribuiu fortemente para a elevação do índice apurado pelo CAGED. “Todos os segmentos da nossa economia continuam aquecidos: a indústria em pleno êxito, o comércio fortíssimo, e a agricultura em crescimento. Mas é importante frisar que o setor de serviços, em especial, tem impactado positivamente o nível de emprego na cidade. Os números do CAGED refletem uma economia local pujante e, ao mesmo tempo, indicam tendência de alta para os próximos meses”, analisa. 

A inauguração do Poupatempo, a implantação do campus da UNESP, os novos cursos dos centros universitários, e a chegada de grandes redes de fast food, são outros fatores importantes a serem levados em consideração ao medir a evolução de postos de trabalho nos setores de comércio e serviços. 

“Só no Poupatempo são realizados mais de 600 atendimentos por dia, atraindo pessoas de toda a região; gente que consome no nosso comércio e usa os nossos serviços. São João é hoje uma cidade universitária e será ampliada com a conclusão das obras do campus da UNESP. O comércio ganhou novos supermercados e lanchonetes de rede, que vieram para cá em função desse ambiente favorável aos negócios. Ao poder público cabe atuar como principal indutor de todo esse processo”, avaliou o prefeito Vanderlei Borges.    fonte:São João em Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário