Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

Gripe Suína faz primeira vítima em Mogi-Guaçu



H1N1A Vigilância Epidemiológica de Mogi-Guaçu (SP) registrou na última semana, a primeira morte por gripe suína (H1N1) na cidade. A vítima, uma mulher de 59 anos, morreu há uma semana, na Santa Casa. Ela havia sido internada no dia 3 e, no dia 5, com o agravamento do quadro clínico, transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).      
Até agora, ocorreram 31 notificações da Gripe Influenza em Mogi-Guaçu, sendo 25 de pacientes do município e seis de outras cidades. De um total de 10 casos suspeitos atualizados até a manhã de quinta-feira (13), uma menina de 9 anos teve alta e uma criança de um mês e outra de sete meses, ambas do sexo feminino, estão internadas na UTI da Santa Casa. Uma mulher de 80 anos foi removida para Itapira devido à falta de vagas em UTIs locais. 
Os outros seis pacientes – uma menina de sete anos, uma de cinco, duas de um ano, um menino de cinco anos e outro de 11 meses – continuam internados na Santa Casa. Dois pacientes de Itapira com suspeita da Gripe Suína estão se tratando em Mogi-Guaçu, sendo um homem de 43 anos que está internado na UTI do Hospital São Francisco e uma criança internada na Santa Casa.      
Previna-se
Para evitar que a gripe avance na cidade, a Secretaria de Saúde de Mogi-Guaçu vai intensificar a divulgação de medidas cotidianas para evitar a contaminação e a propagação do vírus da gripe Influenza H1N1. A recomendação das autoridades é para que as pessoas que sentirem febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, insuficiência respiratória e manchas roxas pelo corpo procurem atendimento médico imediato.
Para a população em geral, a recomendação é adotar medidas como cobrir a boca quando tossir ou espirrar (para evitar a disseminação maior de partículas que carregam os vírus) e manter as mãos limpas, lavando-as com água e sabão, para evitar transmissão por contato. Sempre que possível, é recomendado evitar locais com grande concentração de pessoas. Com informações de Click Mogiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário