A primeira etapa do serviço de georreferenciamento do município de Espírito Santo do Pinhal já foi concluída |
A empresa, vencedora da licitação é a SSR – Tecnologia Engenharia e Aerolevantamentos, é especializada em serviços topográficos, cartografia, mapeamentos, sensoriamento remoto, georreferenciamento, informações geográficas e geoprocessamento. A empresa contratada estará elaborando a base cartográfica digital georreferenciada de todo o município envolvendo áreas urbanas e rurais, através de aerofotogrametria , sendo esta etapa já executada.
Na próxima etapa serão realizados questionários pela equipe que realiza o estudo a fim de efetuar o levantamento descritivo do imóvel e de seus ocupantes, nome do proprietário do imóvel, número de residentes, faixas etárias, ocupação, sexo e renda média entre outras informações. A atualização do cadastro técnico imobiliário da área urbana da cidade de Espírito Santo do Pinhal e a vetorização da base cartográfica digital será a partir das imagens aéreas georreferenciadas com confrontamento das áreas das edificações e lotes pertencentes ao banco de dados atual da prefeitura.
Todas estas informações serão utilizadas para planejamento de políticas públicas das mais diversas áreas, garantindo maior eficiência e eficácia da gestão pública municipal, especialmente quanto aos investimentos, políticas públicas fiscais e promoção do desenvolvimento. Os elementos a serem vetorizados são: quadras, meio-fio, divisas de imóveis, contornos prediais, contorno de terrenos, eixos de ruas, nome de logradouros, rodovias, postes, ferrovias, hidrografias divisa de bairros, sendo que o produto final será entregue em um arquivo único, formando a base cartográfica digital completa da cidade de Espírito Santo do Pinhal.
Para as áreas rurais deverão ser vetorizados: rodovias, estradas não pavimentadas, ferrovias, hidrografias, linhas de alta tensão e limites de município.
Entenda
O Sistema de Informações Geográficas (SIG), imobiliário é o produto final da solução integrada de planejamento municipal e constitui poderoso recurso para uma gestão compreensiva e gráfica de toda a base de dados de um município. No contexto atual, onde a importância da informação espacial é determinante, o SIG se torna ferramenta indispensável para uma administração urbana eficaz e otimizada.
O sistema realizará o cadastro dos setores; bairros; logradouros; trechos de logradouros; quadras, glebas, terrenos; lotes; edificações; edificações de destaque; obras de artes; hidrografias; ferrovias; edificações em construção; classificação mobiliária dos imóveis como residência, comércio, indústria; divisas com vizinhanças; presença ou não de guias e calçadas; tipo de pavimentação; tipo de construção (térrea, sobrado, subsolo, edifícios), etc. Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário