No domingo, chuva de 20 minutos foi responsável por alagar várias ruas.
Piscinão foi inaugurado em agosto e um novo deve ser entregue em 2014.
Moradores de São João da Boa Vista (SP) reclamam que a construção de um piscinão na cidade não é suficiente para reduzir os danos causados pela chuva. No domingo (1º), uma chuva de apenas 20 minutos foi responsável por provocar alagamentos nas ruas da região central. A Prefeitura informou que um novo piscinão será entregue em 2014, com capacidade 11 vezes maior para acumular a água da chuva. O autônomo Nelson de Castro passou a segunda-feira (2) limpando a sujeira deixada pela enchente. Nos últimos 50 anos, tempo em que mora no bairro São Lázaro, quando chove ele pega pano e rodo. “Falaram que o piscinão ia resolver, só se for com o outro, mas com esse não adiantou”, disse.
A dona de casa Ana Luiza Anadão tirou uma foto da Rua Oscar Janson alagada e o seu quintal também. A água só não invadiu a casa dela porque ela tomou providências. “Foi o tempo de por a comporta e água parou na porta da sala”, comentou.
Problema recorrente
Mas não foi o mesmo que ocorreu em outubro,quando a chuva alagou várias ruas da cidade. Duas televisões foram perdidas quando a água invadiu a casa dela. As marcas dos estragos ainda estão no guarda-roupa e na cama. “A gente reclama e dizem que o piscinão vai resolver, mas não é o que acontece e o problema continua”, disse. A garagem do comerciante Celso Araújo também encheu de água. Ele limpou o local, mas diz que isso não elimina completamente o problema. “Agora vem barata, aqueles piolhos de cobra, aranha”, contou.
Vazão da chuva
Piscinão em São João não é suficiente para conter
vazão da chuva (Foto: Reprodução/EPTV)
|
Em imagens feitas com celular, é possível ver que o nível do córrego São João subiu muito e chegou quase na mesma altura do muro de uma casa. Alguns moradores chegaram a se mudar depois da chuva de outubro. O piscinão da Vila Brasil foi entregue em agosto e a obra foi para controlar a vazão de água no córrego do Bananal. Segundo a Prefeitura, o local tem capacidade para 50 milhões de litros. Um novo piscinão começou a ser construído em agosto do ano passado e deveria ser entregue em junho.
O engenheiro da Prefeitura Lucien Donizetti da Silvajustificou o atraso por conta das chuvas. “Se acontecer de pegarmos uma época sem chuva e acelerar, já vai começar a agilizar a entrega, mas até junho de 2014 é o prazo que temos para essa obra”, disse. (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário