Páginas

terça-feira, 18 de abril de 2017

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

Começou dia 17/04/2017 e vai até o dia 26/05/2017 a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe, com dia D de mobilização nacional no sábado dia 13/05/2017. Terão direito à vacina: adultos com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, e os professores da rede pública e privada. 
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, e o contágio se dá através das gotículas expelidas pelo doente ao tossir, falar e espirrar, ou pelas mãos após contato com superfícies recém-contaminadas. São 3 categorias de vírus influenza (A, B, C), sendo que os subtipos A e B são responsáveis por epidemias, aumento das taxas de hospitalização e óbito, principalmente entre crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com doenças crônicas, daí a importância da vacinação.  
A vacina ofertada em 2017 será a trivalente, que é composta pelos vírus influenza B (gripe comum), influenza A (H3N2) e influenza A H1N1, estando contra indicada apenas para as pessoas com reação anafilática a ovo e a outros componentes do produto. É importante reforçar que a vacina não provoca gripe.
Ocorre que durante o outono/ inverno muitas manifestações clínicas respiratórias são causadas por outros tipos de vírus, como o rinovírus (resfriado comum), o vírus sincicial respiratório e o adenovírus, os quais não são prevenidos pela vacina, que é específica para os vírus influenza.  
Em 2016 o estado de São Paulo registrou 5.311 casos confirmados de influenza (4.730 – influenza H1N1, 336 – influenza B, 209 – influenza não subtipado e 36 – influenza H3N2) e 829 evoluíram para óbitos. Destes, aproximadamente 53% possuíam alguma comorbidade, principalmente doença cardiovascular, diabetes mellitus, pneumopatia crônica e obesidade.  
Orientamos a todas as pessoas que compõe o grupo prioritário do Ministério da Saúde que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima, durante o período da campanha, para receber a imunização. As salas de vacina funcionam de segunda à sexta, das 9h00 às 16h00, sem fechar para o almoço. No dia 13 de maio (sábado), as unidades de saúde funcionarão das 8h00 às 17h00. Importante levar a carteira de vacinação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário