Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Águas da Prata confirma a segunda morte de macaco por febre amarela

Mosquito também transmite dengue, chikungunya, febre do Mayaro e febre amarela (Foto: Divulgação)
Mosquito também transmite dengue, chikungunya, febre do Mayaro e febre amarela (Foto: Divulgação)
A Vigilância Epidemiológica de Águas da Prata (SP) confirmou nesta segunda-feira (13) a morte de mais um macaco por febre amarela. O exame foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e é a segunda confirmação em macacos no município.
O animal foi encontrado por um morador em uma mata a cinco quilômetros da saída da cidade, no bairro rural Vargem do Paiol, no dia 27 de fevereiro. A Vigilância Epidemiológica informou que irá reforçar a campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela nas propriedades rurais do município.
“Nós vamos reforçar neste sábado, a partir das 8h, iremos fazer em toda região ao redor do Paiol. Vamos passar de casa a casa naquele local para pegar todas as fazendas. As pessoas não devem deixar de vir passear, os cuidados são apenas se vacinar e usar repelente”, afirmou Roberta Reinaldi Diniz, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Primeiro caso
informe publicitário
No dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que um macaco encontrado morto na estrada que liga a cidade ao Pico do Gavião estava com febre amarela. Na ocasião, os moradores da zona rural receberam uma visita da Vigilância Epidemiológica, reforçando a campanha contra a doença e vacinando as pessoas que não tinham recebido a dose.

Sintomas
A doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção, de acordo com o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. 

A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas. Cerca de 20% a 40% das pessoas que desenvolvem a versão mais grave da doença (15% do total de infectados) podem morrer.  fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2017/03/aguas-da-prata-confirma-segunda-morte-de-macaco-por-febre-amarela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário