Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Pinhal registra surto de cinomose

Resultado de imagem para cinomose
ilustração
São mais de 300 casos estimados e muitos cães já foram sacrificados, informa o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O número pode ser bem maior porque não há dados oficiais das clínicas veterinárias.


A doença atinge vários órgãos do animal e, na maioria dos casos, leva à morte do cachorro. Os sintomas, no geral, são secreção ocular, pústulas na barriga e no focinho e, em alguns casos, para de comer. Depois, começa a ficar cambaleante, não consegue andar em linha reta direito e começa a ter espasmos musculares, principalmente na perninha. Quando chega a essa fase, na qual o cão tem espasmos, é porque o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, o animal já está na pior fase da doença.

Se isso ocorrer, corra para o médico veterinário. Quanto antes a cinomose for diagnosticada e o tratamento começar, maior a chance de ele viver. Nunca medique o seu animal em casa. Para tratar uma doença, é necessário saber qual é e, por isso, você precisa levar o bichinho ao médico veterinário. Os sinais de cinomose podem ser confundidos com várias outras doenças e, por isso, muitas vezes o médico veterinário poderá pedir um exame de laboratório para confirmar. 

Há vacinas que protegem o animal dessa doença e, no geral, com 45 dias dias de vida ele deve tomar a primeira dose. Pessoas que tiveram um animal com cinomose em casa não devem ter outro cão por 6 meses. Além disso, devem lavar todo o local com água sanitária para ajudar a diminuir a quantidade de vírus existente. Pratinhos, paninhos e caminhas não deve ser usados por outros cães. fonte Pinhal Radio clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário