Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Prefeitura decide pedir tombamento de Recanto Japonês em Poços de Caldas

Incêndio destrói Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG). (Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz)
Incêndio destruiu Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG).(Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz)

A prefeitura de Poços de Caldas (MG) e a Associação Cultural e Recreativa Nikkey decidiram pedir o tombamento municipal do Recanto Japonês, um dos principais pontos turísticos da cidade, como patrimônio histórico. A medida foi definida em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (29).

Segundo infomações do secretário de Turismo Rômulo Vilela Filho, o levantamento dos dados para o processo deve ser iniciado antes mesmo da reconstrução da Casa de Chá, que foi destruída em um incêndio na madrugada deste domingo (28) e ainda não tem previsão para o início das obras. Após a conclusão, os documentos serão enviados para a Secretaria de Planejamento, que deve dar seguimento ao processo.

"A nossa equipe de patrimônio histórico irá realizar um dossiê das coisas que restaram, para registro. Para que nesta terça-feira (30) seja iniciada a limpeza do local, junto com membros da associação", afirmou o secretário.
Reconstrução da Casa de Chá
O secretário informou ainda que o processo de reconstrução pode ser um pouco demorado."Não vai ser pura e simplesmente cortar a madeira e montar. Nós vamos ter que seguir todos os passos que a própria fundação Nikkey, através da embaixada do Japão, vai nos passar", disse Filho.

Segundo um dos membros da Associação Nikkey da cidade, Silvio Kimura, todos os esforços para a rescontrução e tombamento serão levados em conta. O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto para visitação, diariamente das 8h às 18h.
Entenda o caso
Incêndio destrói Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG). (Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz)
Incêndio destrói Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG). (Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz)
O incêndio que destruiu a Casa de Chá, um dos principais atrativos do Recanto Japonês, que fica no bairro Jardim dos Estados, aconteceu na madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a equipe chegou ao local não havia o que ser feito, o fogo já tinha destruído todo o espaço.

A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. A hipótese de curto-circuito foi descartada, já que não há fornecimento de energia no local. A Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estiveram no local. Um inquérito, com prazo de 30 dias para ser concluído, foi instaurado pela polícia para saber as causas do incêndio.

O patrulhamento do local é feito pela Guarda Municipal, conforme informou a prefeitura, mas ele não acontece à noite. O Recanto Japonês é fechado, mas é possível ter acesso ao local através de trilhas. Este foi o segundo incêndio a prédios públicos em Poços de Caldas em apenas um mês. A Secretaria de Defesa Social informou que irá reforçar a segurança durante a noite para tentar coibir outros crimes.  fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/08/recanto-japones-deve-ser-tombado-como-patrimonio-historico-em-pocos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário