Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Café da região de São João e Pinhal ganha certificação federal


Mais uma região produtora de cafés - a paulista Pinhal, perto da divisa de São Paulo com Minas Gerais - recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) do governo federal, uma forma de certificação e proteção de produtos e serviços que vêm de uma origem determinada do País. 
 
Foram sete anos de análise do processo sobre a região, cujo terroir demarcado engloba oito cidades - Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Aguaí, São João da Boa Vista, Águas da Prata, Estiva Gerbi, Mogi Guaçu e Itapira.
 
Na prática, a certificação, concedida no fim de julho, determina rígido controle dos produtos, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental para a região, o que se reverte em maiores qualidade e preço (que beneficia o produtor) para o café vendido - mais de 70% do que é produzido ali são exportados.

Exportamos muito café para a Coreia e o importador coreano, já sabendo da certificação, nos pediu o café já com o selo pagando mais por isso. Estamos remunerando o produtor que segue essas qualidades mínimas, conta Daniel Bertelli Gozzoli, gerente-geral da Coopinhal (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal), entidade que integrou o conselho que coordenou o pedido da IG. 
 
Seguindo normas internacionais, os grãos devem ser colhidos verdes e secar em método natural (com casca, com nota mínima de 75 pontos) e no método cereja descascado (sem casca, com nota mínima de 80 pontos). O pedido - feito pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas ao lado de outras entidades - agora segue um processo longo, que pode demorar anos no governo federal. matéria do site http://paladar.estadao.com.br/noticias/bebida,cafe-da-regiao-do-pinhal-sp-ganha-certificacao-federal,10000071777?

Nenhum comentário:

Postar um comentário