Idosa teria usado uma armadilha para matar gato em São João (Foto: Márcia Andrade/ Arquivo Pessoal) |
Um caso de possível crueldade contra animais foi registrado na manhã desta quarta-feira (3) em São João da Boa Vista. Segundo uma denunciante, gatos vinham desaparecendo na rua rua e, na madrugada desta quarta-feira, ela afirma que acordou com gritos agoniados de um gato.
“Abri a janela, não vi nada e ele não parava com os gritos. Dormi e acordei várias vezes com a agonia do gato, sempre abrindo a janela, mas estava escuro e nada via. Por volta de 4 horas, acordei e não dormi mais, os miados foram ficando mais intensos e espaçados. De repente parou. Aguardei amanhecer o dia e por volta de 6 horas fui procurá-lo nas árvores da vizinha. Minha surpresa foi ao olhar no jardim dela e ver esta cena.
Fiquei chocada com tamanho sofrimento que ele passou ali. Fotografei , filmei, chamei vizinhos e a polícia, que me atendeu muito bem. Que judiação, quando cheguei ontem à noite ele estava brincando na sarjeta da casa, onde mais tarde encontrou a morte lenta e dolorosa”, descreve Soraya em seu perfil no facebook.
A moradora da casa, Ana Lúcia Cortez de Oliveira e seu marido Antonio Carlos Mendes de Oliveira, foram levados à delegacia da Polícia Civil. Ao delegado Márcio Azarias, o casal se defendeu e disse que não tinha intenção de matar o gato e que apenas queria pegar animais que estavam em uma casa abandonada para levá-los para o sítio da família. Mas, os dois alegam que ao tentar fugir o animal acabou se enforcando e morrendo.
O delegado Márcio Azarias registrou o caso com base no Art.29 da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais, que tem o seguinte texto: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. No artigo ainda está prevista pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.
O casal assinou um Termo Circunstanciado se comprometendo a se apresentar ao Fórum quando chamado.
Manifestação
As fotos do animal morto causaram revolta em muitas pessoas nas redes sociais. Ativistas de entidades protetoras dos animais, inclusive, farão uma manifestação de repúdio a este ato e contra maus tratos aos bichos no final da tarde desta quarta-feira (39), às 18h30, em frente a Igreja Coração de Maria. fonte http://www.omunicipio.jor.br/Policia/2016/02/casal-e-acusado-de-matar-gato-enforcado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário