Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Procon vai às ruas investigar 'black friday' em Poços de Caldas

Iniciativa quer evitar propagandas enganosas com descontos falsos.


Fiscais do Procon de Poços de Caldas (MG) estão monitorando lojas para a black friday (Foto: Reprodução EPTV)
Fiscais do Procon de Poços de Caldas (MG) estão monitorando lojaspara a  black friday (Foto: Reprodução EPTV)
A ‘black friday’ acontece nesta sexta-feira (27) e costuma trazer polêmicas quanto aos descontos oferecidos pelo comércio em todo o Brasil. Para evitar o que muitos chamam de ‘black fraude’, o Procon de Poços de Caldas (MG) decidiu investigar pela primeira vez a promoção na cidade. Os fiscais vão visitar lojas e analisar as etiquetas e panfletos, anotar tudo e, na sexta-feira, vão voltar às lojas para comparar os preços e ver se os produtos realmente estão com descontos ou se a propaganda foi enganosa.
"Os itens que estarão na promoção participando da black friday têm que ter a etiqueta especificada o preço anterior, que já tinha antes da promoção, e o preço promocional, inclusive as formas de pagamento, se à vista, se aceita crediário, em quantas vezes, a discriminação de juros. Essa regra de precificação que o consumidor já conhece", explica o fiscal Eduardo Cunha.
A ideia surgiu porque em anos anteriores eles receberam muitas reclamações. Os consumidores perceberam que os produtos que deveriam estar na promoção estavam com o preço na ‘metade do dobro’. Com essa fiscalização, até os comerciantes estão se sentindo  mais seguros.
"Existe alguns comércios que suspendem o preço para depois dar aquele desconto fantasioso. Então é bom que o cliente esteja atento, e também o Procon este junto acompanhando, que isto é uma satisfação muito grande para nós, para provar que verdadeiramente, a liquidação que vai acontecer é uma liquidação verdadeira", afirma o gerente Carlos Bertoldi.
A coordenadora geral do Procon na cidade, Rita de Cássia Raimundo, explica o que pode acontecer se forem encontradas propagandas falsas. "Se for reconhecida alguma fraude, o Procon pode autuar, pode inclusive retirar essa promoção do mercado".  fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/11/procon-vai-ruas-investigar-black-friday-em-pocos-de-caldas-mg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário