Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

População de Vargem enfrenta racionamento de água

Mesmo com chuva,  racionamento segue na cidade
Estiagem tem provocado o aparecimento de ilhas de areia e o aumento
 das margens na barragem
Depois de muitos dias de estiagem, a chuva voltou a cair em Vargem Grande do Sul. Na quarta e quinta-feira a precipitação ajudou a amenizar o calor e baixar a poeira, mas ainda não resolveu o problema do baixo nível de reservação de água na Barragem Eduíno Sbardelini. A prefeitura alertou que o racionamento continua e fez um apelo para que a população diminua o consumo de água, que continua muito alto.

De acordo com o órgão, a Barragem Eduíno Sbardellini opera atualmente com 30% de sua capacidade. E apesar de não ter chegado ainda ao nível crítico observado em 2014, o consumo alto representa um risco. “Mas ainda assim precisamos do apoio e colaboração de toda a população, pois esta situação poderá ocorrer novamente”, informou o órgão sobre a possibilidade da cidade ficar totalmente sem abastecimento.

O SAE lembrou que, como no ano passado, se o nível da barragem continuar caindo, as bombas que trabalham para a estação de Tratamento de Água (ETA) podem ser afetadas.
Por isso, mesmo com a chuva dos últimos dias, o racionamento continua em vigor. De acordo com o SAE, ele ocorre todos os dias das 19h às 9h. Mas, questionado sobre o número de multas aplicadas a moradores flagrados desperdiçando água, o órgão respondeu que ainda não foi ifnormado sobre esses dados pelo setor responsável.

Precipitação de chuvas
No final desta semana, a chuva finalmente chegou em Vargem Grande do Sul. E nessa próxima semana, a expectativa segundo o Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), são de novas  chuvas. Na última semana, o período de chuvas de setembro e outubro deste ano estão bem abaixo em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2014 foram 90 mm de chuva nos dois meses, sendo 54,2 em setembro e 35,8 em outubro. Já neste ano, em setembro foram 43,6 e somente na primeira quinzena deste mês de outubro foram 3 mm, o que somam 46,6 mm.  fonte http://www.gazetavg.com.br/novosite/detalhe.php?id=2127

Nenhum comentário:

Postar um comentário