Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

Grupo procura objetos da Revolução Constitucionalista nas cidades da região

Alguns integrantes do ‘Detectapira’: grupo tem como meta preservar 
uma história há tempos esquecida (Foto: Divulgação)
Um grupo formado por profissionais de diversas áreas está em busca de relíquias da Revolução Constitucionalista de 1932, uma das batalhas mais importantes do estado de São Paulo. A Revolução Constitucionalista de 1932 passou pelo território de cidades paulistas e ainda hoje é possível achar uma variedade de objetos como capsulas deflagradas, estilhaços de granadas, e até armas e trajes. Esses objetos reavivam à lembrança da sangrenta batalha de um grupo revolucionário paulista contra  soldados do país.
Apesar da magnitude do acontecimento, o tempo deixa bem distante os fatos ocorridos e enterra, literalmente, parte da história ao entorno de Itapira. É nesta situação que entra em cena os itapirenses do ‘Detectapira’. Em meio a inúmeros objetos já coletados - a maioria cápsulas de munições -, eles lembram que em 7 de dezembro de 2014 começaram com o hobby que tem impactado positivamente na manutenção da história. 
Todas as buscas em propriedades rurais são autorizadas por proprietários. Frequentemente curiosos acompanham as expedições. De posse do material, o ‘Detectapira’ pretende organizar uma exposição e manter contato com instituições de ensino para apresentar o resultado dessa busca pelo passado de um dos mais importantes conflitos armados do Estado de São Paulo. Há uma página no Facebook, que leva o nome do grupo, um canal de vídeos no Youtube e também um site (www.detectapira.com.br).   fonte http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=4005

Nenhum comentário:

Postar um comentário