Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Confirmada primeira morte por gripe Influenza em Mogi Guaçu

Resultado de imagem para medical
ilustração
Em relatório divulgado no final da tarde de hoje (3), a Vigilância Epidemiológica (VE) confirmou a primeira morte por gripe Influenza em Mogi Guaçu. A paciente, de 73 anos, estava internada na Santa Casa e faleceu no dia 7 de junho, acometida pelo vírus do subtipo A H3N2. De acordo com o relatório de notificações, 14 dos 17 casos suspeitos da doença no município foram registrados na Santa Casa, dois no Hospital São Francisco e um no Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos”.
Da Santa Casa, os pacientes são nove crianças com idade entre um mês e um ano e cinco adultos - um homem de 31 anos, de Estiva Gerbi, internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), e quatro mulheres com idade entre 26 e 86 anos. Do Hospital São Francisco constam dois pacientes, uma mulher de 29 anos e um homem de 77. Já a do Hospital Municipal “Dr Tabajara Ramos” é uma paciente de 60 anos.
Quanto aos demais pacientes, com exceção de uma criança de um ano de idade, de Itapira, também paciente da Santa Casa, que foi transferida para hospital de Campinas e ainda aguarda o resultado do exame, todos os demais resultaram negativo para vírus Influenza e seus subtipos.
A Vigilância Epidemiológica já comunicou o resultado à família da paciente que veio a óbito e adotou as devidas precauções.
Tipos e proteção
Existem três tipos de vírus da gripe Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não causa impacto na saúde pública e não está relacionado a epidemias. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais.
O H3N2 é um subtipo do vírus A, assim como o H1N1, mas, em Mogi Guaçu, não há confirmação de casos positivos de A H1N1, responsável pela pandemia de 2009.
Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade (duas ou mais doenças relacionadas, como no caso da paciente que morreu, que era diabética e hipertensa) são mais propensas a desenvolver complicações devido à gripe Influenza.
A melhor maneira de se prevenir contra a Influenza sazonal é se vacinar o ano todo. A Secretaria de Saúde iniciou em maio e ainda mantém a campanha de vacinação contra Influenza em Mogi Guaçu. A meta, praticamente já alcançada, é imunizar 80% da população-alvo, principalmente crianças, gestantes e idosos.   fonte http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=3986

Nenhum comentário:

Postar um comentário