Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Penitenciária feminina foi inaugurada sem presença de políticos de Mogi Guaçu

Nova unidade prisional tem capacidade para abrigar 849 detentas
 (Foto: John Everte)
A chegada das detentas será feita de maneira gradativa. “Nós não podemos pegar essas pessoas que se encontram em prisões e trazer todas num dia só. Nós temos que estabelecer uma rotina semanal porque cada pessoa que aqui entra tem um ritual de inclusão”. Esse ritual inclui identificação, assepsia pessoal, identificação, distribuição de kit de higiene, uniforme, entre outros.
O secretário negou que exista a intenção de construir um complexo penitenciário no terreno que abrigaria o Centro de Detenção Provisória (CDP) ou outra penitenciária masculina: “Quando nós pensamos em construir em Mogi Guaçu, foi uma penitenciária feminina, não há perspectiva para segunda, não”, frisou Gomes, que prosseguiu. “Nós estamos buscando, com esta penitenciária, regionalizar a demanda no entorno. Cerca de 60 mulheres que são daqui da região e estão presas em Campinas, virão em um primeiro momento”, disse ele, afirmando ainda que as mulheres que cometerem delitos na região, mesmo ainda não condenadas, serão abrigadas na unidade.
Foi inaugurada ontem a Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, com capacidade para abrigar 849 detentas – 741 em regime fechado e 108 em regime semiaberto. De acordo com o secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, a partir de hoje as presas começarão a chegar. A unidade está localizada no km 14+501,44 m da estrada vicinal Governador Almino Affonso, que liga Mogi Guaçu ao distrito de Martinho Prado Júnior.
Segundo o secretário, o crescimento da demanda no sistema prisional paulista é de 1000 presos/mês.  Ele disse que há uma pequena redução de mulheres presas e que a intenção é reduzir a população carcerária feminina.
A segurança interna da prisão será realizada por agentes de segurança penitenciários. No lado externo, a SAP pretende criar um grupo semelhante ao que existe na Capital, que são os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP).
Perfil
As presas que virão para a penitenciária serão as que podem conviver coletivamente, que cometem delitos como furtos e roubos, por exemplo. Elas serão transferidas de Amparo, Itupeva, Paulínia, Santo Antonio de Posse, Piracicaba, Leme, Águas da Prata, Santa Bárbara D’Oeste e Tambaú. 
O prefeito Walter Caveanha não compareceu à solenidade, mas enviou a secretária Municipal de Segurança, Judite de Oliveira, para representá-lo. Após solenidade de inauguração, o secretário convidou as autoridades para conhecerem as dependências da unidade.
A penitenciária possui quatro pavilhões de celas e outros quatro de trabalho, além de setores de inclusão, saúde, visita íntima, administração, ala de progressão, portaria, central de água quente, central de gás GLP, abrigo para lixo, reservatório elevado, torres de vigia, sistema viário interno, central de apoio aos visitantes e oficina de manutenção e estacionamento.
O valor de investimento é de R$55.823.975,27, com área construída de 19.061,39 m². O prédio ainda conta com área específica para mulheres, setores destinados à amamentação, creche e sala de leitura.    fonte http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=3758

Nenhum comentário:

Postar um comentário