Páginas

sábado, 26 de julho de 2014

São João volta a ter IML após 3 anos, mas sem legistas nos fins de semana

Serviço estava interrompido desde 2011 devido à falta de profissionais.


N° de médicos ainda é insuficiente e local só funciona de segunda à sexta. 


São João da Boa Vista (SP) não conta com serviço de médico legista nos fins de semana. Os corpos das pessoas que morrem aos sábados e domingos precisam ser encaminhados para São José do Rio Pardo ou Mogi Guaçu (SP). O problema ocorre mesmo após a reativação do Instituto Médico Legal (IML) da cidade, que estava fechado desde 2011. A falta de profissionais impede que o local funcione integralmente. A situação traz sofrimentos às famílias das vítimas e faz com que médicos de sete cidades se revezem no trabalho. A Secretaria Estadual de Segurança Pública disse que está realizando um concurso, mas não informou se vai destinar mais legistas para São João.
O IML foi fechado em 2011 após a aposentadoria de quatro médicos. Para voltar a funcionar, foi realizada uma verdadeira força-tarefa com profissionais do Núcleo de Perícias Médicas de Campinas (SP). Ao todo, são 38 médicos de sete cidades que se revezam em plantões de 12 horas, de segunda à sexta-feira.
IML de São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV)
IML de São João tem 2 legistas para atender 16
municípios(Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV)
O Núcleo de São João abrange 16 municípios. Normalmente, o atendimento para essas cidades é feito por apenas dois legistas e três auxiliares de necropsia. Um deles é o médico chefe da regional, Paulo Zanatta. Ele fica em Rio Pardo e tem que se deslocar para São João sempre que é acionado.
"Desde 2010 nós temos alertado que o risco de colapso no atendimento médico legal da região era iminente", disse. Ele e mais um colega se revezam em plantões que duram uma semana inteira. O ideal, de acordo com Zanatta, seria uma equipe composta por pelo menos seis médicos. 
Sofrimento
A falta de atendimento nos fins de semana causou transtornos à Célia Regina Benedito. No último dia 19, um sábado, ela recebeu a notícia de que a filha de 19 anos havia sido encontrada morta. Como não havia legista em São João, o corpo teve que ser levado para Rio Pardo. "Até liberar lá esperamos quase até o anoitecer. Ficamos mais de quatro horas esperando", disse a mãe. A tia da jovem, Helena Beatriz Benedito, também reclamou. "Acho que (o corpo) não deveria ter ido para outra cidade. Deveria ter ficado aqui mesmo, porque aí demoraria menos", comentou.

Cristina Martini é gerente de uma funerária e se solidariza com o sofrimento das famílias. "Essa espera se torna uma angústia muito grande. O serviço (do IML) melhorou 90%, mas ainda estamos precisando melhorar os outros 10%, que seriam os fins de semana", disse. O delegado seccional Sebastião Antônio Mayriques considera a fase atual como de transição. "No começo, toda mudança de serviço passa por algumas dificuldades até se ajustar. É claro que algumas situações precisam ser equacionadas, mas, sem dúvida alguma, houve uma sensível melhora na prestação dos serviços", opinou.
Concurso
A Secretaria Estadual de Segurança Pública está com um concurso em andamento para a Polícia Técnico-Científica, com 140 vagas para médico legista em todo o Estado. O salário inicial é de mais de R$ 7.500 para 40 horas semanais. "Posso adiantar que, infelizmente, na nossa macrorregião, nenhum médico foi aprovado", informou Zanatta.
Em nota, a Secretaria informou que, das 140 vagas, apenas sete são para a diretoria de Campinas, que atende a nove cidades, entre elas São João. Disse também que ainda não pode informar se os candidatos selecionados vão trabalhar no IML de São João. Os novos legistas aprovados devem começar a atuar no Estado até abril de 2015.   fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/07/sao-joao-volta-ter-iml-apos-3-anos-mas-sem-legistas-no-fim-de-semana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário