Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Alcoa anuncia fechamento de linhas de produção em Poços de Caldas

A Alcoa, uma das maiores empresas de Poços de Caldas (MG), anunciou o fechamento de três linhas de produção de alumínio primário na cidade. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, o número de demissões pode variar entre 300 a 400 funcionários, e segundo a empresa, deve acontecer até o fim do mês de maio deste ano.

Segundo sindicato, número de funcionários demitidos pode chegar a 400.


Com a decisão, empresa deixa de produzir 62 mil toneladas de alumínio.


O fechamento das linhas de produção de alumínio primário que ainda restavam na unidade de Poços de Caldas foi anunciado na sexta-feira (28). A empresa afirmou que deixarão de ser produzidas 62 mil toneladas de alumínio e que o corte seria "devido às condições desafiadoras do mercado global e ao aumento de custos de suas operações, que deixaram de ser competitivas". Na nota oficial, a empresa não cita o número de demissões.
Na manhã desta segunda-feira (31), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademir Ângelo, se reuniu com a empresa, que ficou de apresentar uma proposta com as condições que serão dadas aos funcionários que serão demitidos, inclusive informando se os trabalhadores serão demitidos de uma vez ou aos poucos.
A proposta da Alcoa para as demissões deve ser apresentada em duas assembleias na quinta-feira (3) e sexta-feira (4), e pode incluir gratificação para funcionários ou a empresa prolongar o plano de saúde. Ainda segundo o sindicato, a proposta da Alcoa irá determinar se o sindicato irá acionar o Ministério Público do Trabalho.
Apesar do fechamento das linhas de produção, a assessoria da Alcoa afirma que a empresa ainda terá atividades em Poços de Caldas e que ainda vão funcionar a mina, a fábrica de pó de alumínio e a fundição. A Alcoa se instalou na cidade em 1965. A sede da empresa fica  há cerca de 20 quilômetros da área central de Poços de Caldas.
No ano passado, a empresa já tinha fechado uma das linhas de produção de alumínio primário e reduzido a produção de 34 mil toneladas na cidade. Em todo o mundo, a empresa deixará de produzir 800 mil toneladas de alumínio primário, o que corresponde a 21% da produção da empresa.   fonte: G1/Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário