O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, atende na cidade 738 famílias que recebem um auxílio mensal com valores que variam de acordo com a quantidade de membros. São mais de R$ 100 mil mensais que ficam disponibilizados para ajudar as famílias pinhalenses cadastradas. O Departamento de Promoção Social, está buscando aumentar o número de famílias assistidas pelo Bolsa Família.
Para que uma família possa ser inserida no Programa é necessário que seja inscrita no Cadastro Único. A família passa por uma avaliação e, caso atenda aos requisitos do Programa, o Departamento de Promoção Social faz a inscrição da família no Sistema.
As famílias inscritas recebem em suas casas um cartão bancário para fazer a retirada do benefício. Além da inscrição, o Departamento de Promoção Social faz o acompanhamento das famílias beneficiadas. Para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família, todas as crianças devem estar com a vacinação em dia e frequentar regularmente a escola.
Promoção Social quer aumentar inscritos no Cadastro Único
Criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias de baixa renda em todo o território nacional, o Cadastro Único visa reunir os dados de todas as famílias brasileiras em um único lugar, para que estas possam se beneficiar dos programas assistenciais desenvolvidos pelo Governo. O cadastramento das famílias é por conta do Departamento de Promoção Social que verifica se elas se enquadram nos quesitos necessários para ingressar no Cadastro Único e ainda realiza o acompanhamento das famílias assistidas.
Através do Cadastro Único, as famílias podem ingressar em programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, obter isenção de taxa de concurso público e obter tarifa social de energia elétrica. O acesso a esses programas, no entanto, depende de a família atender aos requisitos específicos de cada programa.
O prefeito Zeca Bene determinou ao Departamento de Promoção Social que trabalhasse no sentido de aumentar o número de famílias inscritas no Cadastro Único, pois ainda há pessoas que não são assistidas pelos programas sociais do Governo.
Para ingressar no Cadastro Único, a renda familiar deve ser menor que três salários-mínimos. A pessoa deve comparecer ao Departamento de Promoção Social com documentos pessoais (CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho), comprovante de endereço, carteira de vacinação dos filhos menores (em dia), certidão de nascimento dos filhos e declaração escolar atestando a frequência das crianças na escola.
O Departamento de Promoção Social fica na rua Emerenciana Leite, nº 100 – Centro (antigo quartel da Polícia Militar). Telefone 3661-1002 ou 3661-6433.
Nenhum comentário:
Postar um comentário