Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Personagens infantis raspam a cabeça em apoio às crianças com câncer

Graaacc (1)
Diversos personagens dos quadrinhos e de desenhos animados apareceram com a cabeça “raspada” em sinal de apoio ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado neste sábado, 23. A campanha foi elaborada pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), e batizada de ‘Carequinhas contra o Câncer Infantil’, para prestar solidariedade aos pequenos que estão sendo tratados. Integrantes da Turma da Mônica, do Sítio do Pica-pau Amarelo, do Cocoricó, além de personagens como o Menino Maluquinho, Peixonauta, Galinha Pintadinha e até o gato Garfield apareceram sem cabelo.
A ideia também é fazer com que as pessoas troquem suas fotos de perfil nas redes sociais pela imagem de algum personagem careca. O objetivo da campanha é alertar sobre a doença e mostrar que o tratamento não impede a criança de curtir a infância. 
É configurado como câncer infantil um grupo de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células anormais. Enquanto nos adultos a doença afeta, em geral, as células do epitélio (que recobrem os diferentes órgãos), nas crianças são mais comumente atacadas as células do sistema sanguíneo e tecidos de sustentação. A recomendação é procurar o médico caso a criança apresente perda de peso, manchas roxas pelo corpo sem ter se machucado, vômitos com dor de cabeça, perda de equilíbrio, caroço no corpo, febre sem causa identificada, dores nos ossos, crescimento do olho e anemia.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor. O tratamento pode englobar a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia. A cura é mais facilmente alcançada se os pequenos receberem o apoio de familiares e amigos. Quanto mais cedo foi feito o diagnóstico, melhor. O tratamento pode englobar a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia. A cura é mais facilmente alcançada se os pequenos receberem o apoio de familiares e amigos. (portal Megaphone)

O Graacc lista os sinais e sintomas da doença:
— Dores de cabeça pela manhã e vômito
— Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem
— Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças
— Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas
— Aumento de tamanho de barriga
— Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash
 Muitos desses sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, é importante voltar ao médico e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário