Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mulheres são maiores vítimas de violência doméstica

Duas mulheres foram assassinadas em São João, neste ano, resultados de situações familiares não resolvidas dentro de casa
O último relatório mensal da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do Estado de São Paulo, apontou que, em 2013, 427 casos de lesão corporal dolosa (com intenção) ocorreram em São João da Boa Vista entre 1º de janeiro e 31 de outubro. A maioria dessas ocorrências é resultado de violência doméstica, em que, de acordo com o delegado Fabiano Antunes de Almeida, “problemas não resolvidos dentro de casa vão parar no Plantão Policial e viram casos de polícia”. O resultado dessas situações pode ser trágico e, em São João, esses fatos já resultaram em homicídios consumados.

MULHERES
As maiores vítimas desse tipo de situação são mulheres, segundo dados do Mapa da Violência 2013, que apontou uma mulher agredida a cada cinco minutos no Brasil. Em 70% dos casos o agressor é o companheiro ou o cônjuge. Fato desse tipo, por exemplo, ocorreu em São João, após o marido ter tentado matar a mulher com um tiro. Na oportunidade a arma falhou e, depois diversas investigações policiais, o esposo foi preso pela Polícia Civil no mês passado de forma preventiva.


Além dos casos em que o próprio marido ou mesmo o companheiro agride a mulher, o delegado Fabiano lembrou situações em que até o próprio filho agride a mãe, assim como genros que cometem algum tipo de violência contra a sogra. Casos desses também ocorreram em São João e resultaram em homicídios. Em outubro, o filho matou a própria mãe com 12 facadas. Da mesma maneira, em maio, o genro assassinou a sogra com cinco golpes de faca. Em ambas as situações os agressores também foram parar atrás das grades.


DEBATE
Para tratar do assunto violência doméstica, a Prefeitura de São João promove no dia 12 de dezembro o 1º Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, com o tema “Tudo que precisamos é de amor”. O evento contará com psicólogos, mestres em educação, promotores de justiça, terapeutas, que tratarão do assunto com abordagens focadas em “Histórico e a Definição de Violência Doméstica”, “Sensibilização”, “Ações e Considerações”, “Lei Maria da Penha” e “Arte que Cuida”.


O 1º Fórum de Enfrentamento à Violência Doméstica é aberto ao público em geral e será realizado no auditório da Sociedade Esportiva Sanjoanense, a partir das 8h, quando o credenciamento do público será feito. A abertura do encontro para tratar da Violência Doméstica está marcada para às 8h30. Antes do intervalo para o lanche, está marcada para às 12h30 uma sessão de perguntas e respostas, tendo horário previsto de encerramento para as 16h30. (O Município)

Nenhum comentário:

Postar um comentário