Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Grupo quer oficializar “Nossa Senhora das Montanhas Azuis” em São João

Vaticano já foi informado sobre o movimento sanjoanense, que terá missa especial no próximo dia 31

tempUma devoção surgida há 10 anos, em São João da Boa Vista, está caminhando para a oficialização junto ao Vaticano. Trata-se de “Nossa Senhora das Montanhas Azuis”, que já é tratada com veneração e respeito pelo Grupo do Terço, composto por voluntários que participam de orações e eventos da Igreja Católica. O movimento já tem, inclusive, a adesão das freiras Carmelitas, que cederam seu convento para o ato presidido pelo Padre Ancelmo Alencar Gomes. O religioso consagrou a imagem da Virgem Maria, cujo original foi esculpido por Maria Lucia Campos Angerami.
 
HISTÓRICO DA DEVOÇÃO
Desde que uma das integrantes do chamado Grupo do Terço iniciou suas orações na região da Av. Durval Nicolau, no Mantiqueira, a devoção por “Nossa Senhora das Montanhas Azuis” começou a se espalhar pela cidade. A devota, que prefere seguir no anonimato, disse que sentiu um grande mover espiritual desde que passou a rogar pela intercessão da Santa. Na sequência, o grupo construiu uma gruta no Solário da Mantiqueira, abrindo o espaço em 2003, com uma missa celebrada pelo Padre Carlos Oliveira, do Sagrado Coração de Jesus. É justamente nessa Matriz, no bairro Jardim São Paulo, que uma missa especial será celebrada em prol do movimento, no próximo dia 31, às 19h30.
 
“As devoções populares começam da base, do dia a dia e a Igreja vê com bons olhos a busca das pessoas por Deus. Quando essa busca vem através da intercessão de Nossa Senhora, o movimento vai ganhando mais consistência. A finalidade dessa missa é justamente tornar esse mover mais conhecido”, explicou o Padre Marcos Campanhari, que abriu as portas da igreja aos devotos.
 
Na missa, os católicos da cidade poderão tomar contato com outros detalhes referentes à devoção: Nadir Boldrini e Glorinha Aguiar compuseram um hino à “Nossa Senhora das Montanhas Azuis”; Marcelo Tarifa esculpiu réplicas da imagem original e a artista Nádia Frigo pintou um quadro que faz referência a uma aparição de Maria na Serra da Mantiqueira. Também haverá distribuição da imagem impressa, com uma oração que poderá ser levada pelos fieis.
 
NO VATICANO
Os integrantes do Grupo do Terço já remeteram ao Vaticano um histórico detalhado sobre o início da devoção em São João da Boa Vista. Em setembro de 2007, Bento XVI recebeu a correspondência enviada pelos sanjoanenses e respondeu, através do assessor Monsenhor Gabriele Cassia, dizendo que agradecia e dava atenção a todo o conteúdo que lhe fora enviado. Já o Papa Francisco, que recebeu informações e fotografias sobre a atividade dos sanjoanenses em torno de “Nossa Senhora das Montanhas Azuis”, respondeu através do Monsenhor Peter Wells, enviando fotos com bênçãos apostólicas aos integrantes do movimento.
 
“Percebemos emanar do meio destas filhas e servas fieis da Santíssima Virgem, uma sólida e profunda espiritualidade, que é um sinal credível da vivência do Evangelho”, registrou a Irmã Maria Teresa da Eucaristia e de São José, do Carmelo Nossa Senhora da Esperança, em um dos textos remetidos ao Pontífice. (O Municipio/Hediene Zara)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário