Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

São João receberá escola móvel de aviônicos do SENAI

Em viagem a São Carlos, na última sexta-feira, 30, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho participou da inauguração da primeira escola móvel de aviônicos do Brasil, desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e que, em breve, chegará a São João da Boa Vista, conforme afirmou um dos coordenadores do projeto. Realizado no museu da TAM, o evento registrou ainda a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf.  A finalidade da escola móvel é atender a demanda por mão de obra especializada em aeroclubes, aeródromos e empresas de todo o estado. Como São João está se tornando um polo aeronáutico e encaixa-se no perfil exigido pelo SENAI-SP, o diretor técnico, Ricardo Figueiredo Terra, afirma que o município poderá ser contemplado com a unidade de capacitação profissional. “Não só é possível como será um fato. Ela (carreta)  estará se deslocando pelo estado e, como São João é um polo importante de construção aeronáutica, certamente ela permanecerá um bom tempo estacionada lá”, garante.

Na ocasião, Vanderlei conversou com empresários da área e os convidou para visitas ao Distrito Industrial e ao aeroporto de São João. “Estivemos com o pessoal do SENAI e alguns empresários de aviação para reivindicar que a escola móvel de aviônicos vá para São João”, destaca. O proprietário de uma das empresas aeronáuticas instaladas em São João, Caio Jordão, ressalta a importância da parceria com a administração municipal.  “A empresa se torna mais competitiva. Sem o apoio da Prefeitura, nem o SENAI, nem a própria empresa, teriam competência para chegar aonde chegamos. Eu preciso de pelo menos 200 profissionais com esse tipo de capacitação”, diz o empresário sobre a contratação de novos trabalhadores. 

Com capacidade para 16 alunos, a unidade oferece cursos para os segmentos de fabricação e manutenção de aeronaves, englobando toda a eletrônica embarcada nos aparelhos, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo. O prefeito visitou as instalações da carreta e ficou entusiasmado com a possível chegada dos cursos. “Temos duas empresas de aviação, mas não temos escolas voltadas para essa área. É uma maneira de formar estudantes para as empresas que temos em São João. E aproveitamos a viagem para fazer contato com outras empresas da área de aviação”, diz o prefeito. (Saojoao.sp.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário