Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Professor de falsa biomédica diz que hidrogel não é indicado para bumbum

Instituto de Mogi Guaçu supõe que produto tenha sido usado por ser barato.


Curso de bioplastia estética foi suspenso pelo instituto nesta segunda (3).


Certificado do curso de bioplastia estética feito por Raquel Policeno Rosa em Mogi Guaçu (Foto: Reprodução / TV Globo)
Certificado do curso feito por suspeita em Mogi
Guaçu (Foto: Reprodução / TV Globo)
O coordenador e professor do curso de bioplastia estética, feito pela falsa biomédica Raquel Policeno Rosa, afirmou que não indica e não habilita os alunos para o uso da substância hidrogel em procedimentos estéticos, como o preenchimento. Carlos Firmino, do Instituto Folha Verde em Mogi Guaçu (SP), disse, ainda, que o curso foi fechado nesta segunda (3) e só reabrirá depois que exigências quanto à formação dos interessados forem estabelecidas. Raquel é suspeita de ter causado a morte de Maria José Medrado de Souza Brandão, 39 anos, após ter aplicado o produto para aumentar o bumbum da paciente no dia 25 de outubro, em Goiânia (GO). Mesmo se fosse biomédica, Raquel não poderia trabalhar com a atividade de bioplastia estética, de acordo com o Conselho Federal de Biomedicina.
A Polícia Civil de Goiás constatou, no último dia 31, que ela não tem formação na área. “Fizemos a consulta nos conselhos de biomedicina existentes no Brasil e o nome dela não consta entre os profissionais. Aliás, em nenhuma área da saúde", explicou a delegada Myrian Vidal, titular do 17º Distrito Policial de Goiânia. À polícia, a falsa biomédica diz que o hidrogel não causou morte da paciente.
Segundo Firmino, o único produto recomendado durante o curso para a bioplastia é o ácido hialurônico, usado para rejuvenecimento, pois ele é feito de substâncias que são produzidas naturalmente pelo organismo. Produtos como Botox e PMMA (polímero usado para preenchimento) também não são indicados para as nádegas porque, segundo ele, são aplicados com interferência nos músculos. Firmino diz que nem cita o hidrogel no curso, porque considera perigoso.
"Para o que a paciente quer [aumentar as nádegas], a aplicação é muscular. O hidrogel tem situações em que a profundidade da pele é maior, a gente não recomenda. Quanto mais profunda a aplicação, pode trazer mais danos, prejudicar a circulação venosa e dar choque anafilático. Eu nunca usei hidrogel", explica o profissional nesta terça-feira (4).
Hidrogel não está entre as substâncias citadas no certificado do curso de estética (Foto: Reprodução / TV Globo)
Hidrogel não está entre as substâncias citadas no
certificado (Foto: Reprodução / TV Globo)
Ele afirma, ainda, que o procedimento deveria ser feito com supervisão de um médico, conforme ensina no curso. Todas as recomendações, técnica abordada, indicações, contra-indicações e necessidade de supervisão de um médico, constam no verso do certificado, segundo  Firmino. "Com essa certificação a pessoa não pode trabalhar fora da legalidade", explica.
Além de ministrar o curso, Firmino diz ser fisioterapeuta, pós-graduado em bioplastia estética e em formação no curso de pós-graduação e MBA em dermatofuncional cosmética e estética. O curso feito pela suposta biomédica foi excluído das atividades disponibilizadas no site do instituto e, segundo o coordenador, serão estabelecidas exigências de graduação para essa formação. "Vamos consultar os conselhos e só reabriremos, provavelmente, no ano que vem", diz.   leia mais em : http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/professor-de-falsa-biomedica-diz-que-hidrogel-nao-e-indicado-para-bumbum.html   

Nova vacina contra a dengue reduz casos graves em 95%

Produto é o primeiro contra a doença concluído no mundo.

Nova vacina deve reduzir as internações decorrentes da dengue 
(Foto: Reprodução)
A nova vacina contra a dengue, que já passou por todas as fases de estudos e testes, mostrou redução de 95,5% das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica, na etapa de testes no Brasil e na América Latina. Até a primeira semana de outubro pelo menos 377 pessoas morreram em decorrência da dengue no país.
A vacina, desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, é a primeira contra a dengue concluída no mundo. O produto demonstrou proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença. Ou seja: a cada 100 pessoas imunizadas, 60,8 não contraem a doença; e entre as que contraem, 95,5 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue. “Isso significa que praticamente não vamos mais ter casos graves da doença”, avaliou Sheila Homsani, gerente médica da Divisão de Vacinas do laboratório, ressaltando que a imunização também vai reduzir as internações decorrentes da dengue.
Segundo Sheila, os testes demonstraram que a vacina tem níveis de segurança comparáveis aos dos placebos dados aos pacientes. “É uma vacina segura”, enfatizou. A imunização deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses.
O laboratório deve entrar com pedido de avaliação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa é que até o final do ano que vem ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública. 
Segundo relatório divulgado no final de setembro pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, mais de 186 mil casos de dengue foram confirmados em todo o Estado de São Paulo, de janeiro a setembro. Em Mogi Guaçu, que registrou epidemia da doença no final de junho, com mais de 900 casos, o número de infectados no mesmo período chegou a 1113. *Com informações da Agência Brasil.

Aplicativo localiza farmácias regulares no Estado de São Paulo

Aplicativo localiza farmácias no Estado de São Paulo
O CRF-SP lançou o aplicativo “Farmacêutico”, que fornece informações sobre a localização das farmácias regulares do Estado de São Paulo. Voltado para a população em geral, o aplicativo oferece também dicas sobre uso de medicamentos como os riscos da automedicação, locais para armazenamento correto, alertas como o atraso no diagnóstico ou até o agravamento de doenças por uso incorreto de medicamentos e muito mais. A população também recebe informações sobre campanhas de educação em saúde, notícias sobre a área de saúde, vídeos orientativos, entre outros.
Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, é fundamental que as pessoas tenham acesso às farmácias regulares. “É um direito da população contar com a assistência farmacêutica. A lei 13.021/14 aprovada recentemente garante esse direito. O aplicativo é um avanço que traz eficiência, segurança e conforto para o paciente. Apenas o farmacêutico pode orientar sobre reações adversas, interações com outros medicamentos e acompanhar o tratamento”.
O aplicativo está disponível para celular e tablet no sistema Android e pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store e na Apple Store.
Quem que for até uma das farmácias e não encontrar o farmacêutico durante todo o horário de funcionamento pode fazer uma denúncia ao CRF-SP pelo próprio aplicativo. Não é preciso se identificar.
Conheça as funcionalidades:
Busca Farmácias - Busca de farmácias que possuem a Certidão de Regularidade perante o CRF-SP. O aplicativo irá apresentar, por meio de um mapa, as farmácias mais próximas da localização corrente do usuário.
Como chegar - O aplicativo apresenta uma funcionalidade de navegação ponto-a-ponto. Ou seja, quando o usuário clicar na opção “Como Chegar” de um dos locais, ele redirecionará o usuário para o aplicativo padrão de mapas do sistema operacional de forma a traçar a rota de navegação.
Contatos importantes – Telefone, e-mail e site de órgãos como Procon, Anvisa, Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, além do atendimento e denúncia do CRF-SP.
Dicas e informações importantes - Dicas para a população sobre o uso de medicamentos, conservação, riscos da automedicação. 
Farmacêutico na Comunidade – Informações sobre campanhas de saúde para o conhecimento da população.
Notícias - Área aponta para as notícias do portal do CRF-SP, atualizada diariamente por jornalistas sobre as novidades da Farmácia e saúde.
Vídeos - Área que aponta para os vídeos com foco na população. Os vídeos são provenientes do canal do CRF-SP no Youtube.  fonte: http://portal.crfsp.org.br/noticias/5860-farmaceutico.html

São João da Boa Vista abre novos concursos públicos e processo seletivo

A Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista divulgou em (30/10) os editais de abertura de seus novos concursos públicos e processo seletivo. Os editais contam com vagas para candidatos que tenham os ensinos fundamental, médio ou superior. Além das vagas, os certames contam, ainda, com a formação de cadastro reserva.

Para os candidatos que tenham o ensino fundamental completo, o concurso público Edital nº 05/2014, oferece uma vaga para o cargo de Motorista Especializado, que para concorrer, é necessário que o candidato tenha, também, a Carteira Nacional de Habilitação Letra D; o salário inicial é de R$ 940,86. A taxa de inscrição é de R$ 23,00. Há, ainda, vagas para os cargos de Instrutor de Iniciação Musical – Teclado e de Instrutor de Iniciação Musical – Violão, os cargos contam com uma vaga cada. Para concorrer, é necessário que os candidatos tenham o ensino médio completo e certificado de curso de teclas e corda, respectivamente. O salário inicial oferecido é de R$ 956,92. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Já para os candidatos que tenham o ensino superior completo, o concurso público com o edital nº 06/2014 oferece vagas para os cargos de Assistente Social (cadastro reserva), Engenheiro Civil (1 vaga), Professor de Ensino Fundamental II – Educação Física (1 vaga), Professor de Ensino Fundamental II – Educação Especial (1 vaga) e Psicólogo (cadastro reserva). Os salários iniciais vão de R$ 2.401,74 a R$ 3.602,12.  Já para os cargos de Professor (Educação Física e Educação Especial) o salário inicial é de R$ 12,68/ hora-aula, com a jornada de 30 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 49,00, para todos os cargos.

Já o processo seletivo Edital nº 07/2014, conta com a formação de cadastro reserva para o emprego de Agente Comunitário de Saúde. Para concorrer, é necessário que os candidatos tenham o ensino fundamental completo e residam na área da comunidade em que atuarem, desde a data da publicação do edital de abertura do processo seletivo. O salário inicial é de R$ 851,92. A taxa de inscrição é de R$ 23,00. Abaixo poderão ser observadas as Unidades de Saúde da Família e suas áreas de abrangência.

Além do salário oferecido, a Prefeitura concede, ainda, o valor de R$ 308,45 como “Parcela Destacada” e abono mensal no valor de R$ 185,00. As inscrições ficarão abertas de 3 a 21 de novembro de 2014, exclusivamente, pela internet, por meio do site do Instituto Nosso Rumo – www.nossorumo.org.br.

Para informações, o Instituto Nosso Rumo disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Candidato, pelo telefone (11) 3664-7878, pelo e-mail candidato@nossorumo.org.br e pelo link “Fale Conosco” de seu site.  Valéria Santos Marrketing e Relacionamento Instituto Nosso Rumo

Tecnologia transforma o ambiente de educação em Pinhal

A ação disponibiliza conteúdos educacionais exclusivos para
 estudantes, professores e comunidade
A população de Espírito Santo do Pinhal é a primeira do Estado de São Paulo a receber o Projeto Ambiente de Aprendizagem Científico e Tecnológico (AACT), resultado de parceria do município com o Instituto Ciência Hoje e o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado. A açãodisponibiliza conteúdos digitais dedicados à educação para estudantes, educadores e famílias. Além disso, o projeto garante acesso à internet de alta velocidade nas escolas, bem como atualização do parque tecnológico da educação municipal e formação continuada dos professores.
Desde agosto, todos os 390 alunos dos 4º e 5º anos  do Ensino Fundamental do município, têm um novo ambiente para a construção do conhecimento. O lápis, o caderno e o giz ganharam o reforço de jogos educativos, revistas digitais e softwares educacionais. Hospedados no portal interativo “Pinhal Educa”, esses novos Instrumentos estão articuladas com o currículo de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Jogos, passatempos, experimentos, aventuras espaciais estão estimulando os alunos a aprender mais e melhor, a interagir com a tecnologia e perceber sentido prático no que aprendem.
Mas essa mudança não atinge só os alunos, também chega aos professores. Os educadores ampliaram a percepção sobre a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica e passaram a incorporar recursos tecnológicos em suas aulas para estimular e ampliar a fixação de conteúdos e aumentar o interesse dos alunos. Para chegar a esse estágio de apropriação pedagógica da tecnologia, os docentes recebem acompanhamento formativo em encontros presenciais que oferecem estratégias e instrumentos para utilização dos conteúdos digitais em sala de aula como potencializadores do processo de ensino e aprendizagem formal.
O projeto vai além dos muros da escola e atinge toda a comunidade, pois permite o acesso ao portal também das residências que possuem conexão de internet e nos postos de atendimento do Acessa SP instalados na área urbana e rural. Os postos possibilitam aos cidadãos que não possuem conexão ou computador em seus lares a ter acesso aos conteúdos educacionais do projeto. Essa expansão possibilita que os alunos continuem seus estudos fora da escola e que a população explore os conteúdos por livre demanda dos usuários, de acordo com os interesses cotidianos de cada um.
Para garantir todas essas possibilidades de acesso, foi instalada conexão de banda larga em todas as escolas envolvidas, os computadores dos laboratórios de informática receberam manutenção e atualização de software e hardware e os monitores dos postos do Acessa SP foram preparados para atender aos usuários.
A meta com o projeto AACT é ampliar as possibilidades de melhora no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. No caso de Pinhal, por ser um projeto piloto, a avaliação será realizada por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas por equipe da Universidade de São Paulo (USP). A proposta é que a iniciativa atinja outros municípios do Estado de forma gradativa e se configure numa alternativa viável para que todos os municípios paulistas possam melhorar a qualidade do ensino para seus alunos e ultrapassar as metas estipuladas em índices como SARESP, PROVA BRASIL e IDEB. “O projeto AACT representa um marco na história de Espírito Santo do Pinhal, pois nunca tivemos nada do gênero implantado em nosso município. Proporcionar conhecimento científico a professores e alunos é fortalecer a cidadania do nosso povo. Trata-se de um projeto piloto, mas que tenho certeza que se repetirá no ano seguinte”, comenta o prefeito José Benedito de Oliveira “Zeca Bene”. 
Para saber mais sobre o projeto acesse: www.pinhaleduca.org

domingo, 2 de novembro de 2014

Penitenciária Feminina está com 95% das obras concluídas em Mogi Guaçu

Obra já está em fase final de acabamento
 (Foto: Fábio Alcântara Lima/Redação Portal)
A Penitenciária Feminina que está sendo instalada no município já está com 95% de suas obras concluídas. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o valor total da construção é de R$ 55.824.075,98. A penitenciária possuirá 718 vagas de regime fechado e 108 de regime semiaberto. A previsão para entrega é janeiro de 2015, mas a Secretaria não apontou ainda uma data certa e nem informou se o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), estará presente na inauguração.
De acordo com a SAP, a penitenciária terá como finalidade atender a demanda da região e possibilitar meios para que as mulheres presas permaneçam em cadeias públicas apenas por um breve período de trânsito. Haverá ainda no complexo um setor destinado à amamentação, creche, biblioteca, pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde e visita íntima.
Contrapartidas
Durante a reunião do Conseg (Conselho de Segurança), que aconteceu na noite de ontem (30), o presidente do órgão, Vicente Artur Polito, e os demais membros concordaram que é necessário pedir ao prefeito Walter Caveanha (PTB) que cobre o Governo do Estado as contrapartidas por ter o complexo prisional instalado na cidade.
As propostas de contrapartida já foram entregues ao prefeito e constam diversos itens para melhorar a segurança na cidade, como a instalação de mais uma Companhia da Polícia Militar (MP), instalação do projeto de videomonitoramento, mais equipamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM) e mais agentes para a Polícia Civil (PC).  fonte:  http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=2380

sábado, 1 de novembro de 2014

Ladrões de carro são presos em Pinhal após perseguição da PM

foto: portal JL Noticias
Dois homens de 32 e 26 anos da cidade de Campinas (SP) foram presos no início da tarde da última terça-feira, 28 de outubro, após fugirem de uma abordagem policial em Espírito Santo do Pinhal. Segundo informações da polícia, o carro em que os indivíduos estavam, um Fiat Siena branco, era suspeito de ter sido usado em ações de furtos de veículos em Pinhal e cidades da região.
“Temos imagens de um carro semelhante durante a ação de um furto de veículo no Largo São João”, comentou o sargento Arbelli, um dos policiais envolvidos na ocorrência. Uma equipe da PM se deparou com o carro próximo ao Hospital Francisco Rosas, local com maior incidência de furtos. Foi dado sinal de parada, mas o motorista empreendeu fuga.
“Eles saíram em alta velocidade e percorreram ruas pela contramão de direção e acabaram entrando pela Vila Palmeiras, seguiram até chegar a uma rua sem saída”, disseram os PMs Doné e Bezerra. Na fuga, uma das rodas do carro se soltou.
Os homens ainda tentaram fugir a pé, mas acabaram detidos pelos policiais. No carro, foram encontrados diversos módulos e equipamentos costumeiramente usados na prática de furtos de veículos. Os envolvidos negaram estar em Pinhal para praticar furto de carro.
Na delegacia, durante os trabalhos do delegado Dr. Ivan Constâncio para ratificar a prisão em flagrante, um pendrive com várias fotos foi localizado com um dos rapazes. Em levantamento a polícia descobriu que o equipamento pertencia a uma jovem de Mogi Guaçu que teve o carro furtado horas antes.
Os acusados foram presos e levados para a cadeia de São João da Boa Vista. A polícia acredita que a dupla pertença a uma quadrilha especializada em furtos de veículos e que teriam encomendado ao menos 80 veículos para serem levados de cidades da região. Os envolvidos já tinham passagem pela polícia por furto de veículo. O caso ainda continua sob investigação.   http://www.jlnoticias.com.br/noticia.php?cod=0000000372#.VFTxM8VdUYo