A ação disponibiliza conteúdos educacionais exclusivos para estudantes, professores e comunidade |
A população de Espírito Santo do Pinhal é a primeira do Estado de São Paulo a receber o Projeto Ambiente de Aprendizagem Científico e Tecnológico (AACT), resultado de parceria do município com o Instituto Ciência Hoje e o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado. A açãodisponibiliza conteúdos digitais dedicados à educação para estudantes, educadores e famílias. Além disso, o projeto garante acesso à internet de alta velocidade nas escolas, bem como atualização do parque tecnológico da educação municipal e formação continuada dos professores.
Desde agosto, todos os 390 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do município, têm um novo ambiente para a construção do conhecimento. O lápis, o caderno e o giz ganharam o reforço de jogos educativos, revistas digitais e softwares educacionais. Hospedados no portal interativo “Pinhal Educa”, esses novos Instrumentos estão articuladas com o currículo de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Jogos, passatempos, experimentos, aventuras espaciais estão estimulando os alunos a aprender mais e melhor, a interagir com a tecnologia e perceber sentido prático no que aprendem.
Mas essa mudança não atinge só os alunos, também chega aos professores. Os educadores ampliaram a percepção sobre a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica e passaram a incorporar recursos tecnológicos em suas aulas para estimular e ampliar a fixação de conteúdos e aumentar o interesse dos alunos. Para chegar a esse estágio de apropriação pedagógica da tecnologia, os docentes recebem acompanhamento formativo em encontros presenciais que oferecem estratégias e instrumentos para utilização dos conteúdos digitais em sala de aula como potencializadores do processo de ensino e aprendizagem formal.
O projeto vai além dos muros da escola e atinge toda a comunidade, pois permite o acesso ao portal também das residências que possuem conexão de internet e nos postos de atendimento do Acessa SP instalados na área urbana e rural. Os postos possibilitam aos cidadãos que não possuem conexão ou computador em seus lares a ter acesso aos conteúdos educacionais do projeto. Essa expansão possibilita que os alunos continuem seus estudos fora da escola e que a população explore os conteúdos por livre demanda dos usuários, de acordo com os interesses cotidianos de cada um.
Para garantir todas essas possibilidades de acesso, foi instalada conexão de banda larga em todas as escolas envolvidas, os computadores dos laboratórios de informática receberam manutenção e atualização de software e hardware e os monitores dos postos do Acessa SP foram preparados para atender aos usuários.
A meta com o projeto AACT é ampliar as possibilidades de melhora no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. No caso de Pinhal, por ser um projeto piloto, a avaliação será realizada por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas por equipe da Universidade de São Paulo (USP). A proposta é que a iniciativa atinja outros municípios do Estado de forma gradativa e se configure numa alternativa viável para que todos os municípios paulistas possam melhorar a qualidade do ensino para seus alunos e ultrapassar as metas estipuladas em índices como SARESP, PROVA BRASIL e IDEB. “O projeto AACT representa um marco na história de Espírito Santo do Pinhal, pois nunca tivemos nada do gênero implantado em nosso município. Proporcionar conhecimento científico a professores e alunos é fortalecer a cidadania do nosso povo. Trata-se de um projeto piloto, mas que tenho certeza que se repetirá no ano seguinte”, comenta o prefeito José Benedito de Oliveira “Zeca Bene”.
Para saber mais sobre o projeto acesse: www.pinhaleduca.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário