Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dom Orani Tempesta deve ser cardeal a partir de fevereiro

Sacerdote, hoje arcebispo do Rio de Janeiro, nasceu e iniciou a carreira religiosa na cidade de São José do Rio Pardo

Dom Orani Tempesta ao lado do papa Francisco, na JMJ (Foto: O Globo)
Uma das nomeações mais aguardadas entre os católicos brasileiros vai acontecer no próximo dia 22 de fevereiro, no consistório do Vaticano. A reunião de cardeais não deve terminar sem a nomeação de um novo purpurado para representar o país: Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. O presidente do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude, que nasceu e iniciou sua carreira religiosa em São José do Rio Pardo, é tido como nome certo entre os purpurados, desde o fim do encontro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o próprio Papa Francisco, em seu discurso de agradecimento em Copacabana, tratou o sacerdote como “Cardeal Orani”, arrancando aplausos da multidão.

DETALHES DA ESCOLHA
Não foi por acaso que o Papa Francisco “promoveu” Dom Orani no palco da JMJ. O Pontífice dificilmente confundiria os cargos dos integrantes do alto clero. Acredita-se que, de fato, Francisco tenha adiantado o resultado do consistório marcado para o próximo mês de fevereiro. Na verdade, Dom Orani já deveria ter assumido o cardinalato desde a reunião anterior, em 2012. Porém, Dom Eusébio Scheidt, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, ainda não havia completado 80 anos de idade e, segundo o Código Canônico, continuava tendo direito a voto num eventual conclave (que veio a acontecer em março de 2013). Embora não haja uma determinação expressa sobre o assunto, a Igreja Católica evita manter, no Colégio de Cardeais, dois votantes membros de uma mesma diocese.

Outro arcebispo brasileiro que também deve ser nomeado em fevereiro é o ex-núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, que foi secretário do Colégio de Cardeais durante o Conclave que elegeu o Papa Francisco. Ao ser eleito, o argentino recebeu os paramentos das mãos de Dom Lorenzo e retribuiu com um gesto imbuído de especial significado: tirou o solidéu vermelho, exclusivo dos cardeais, e o colocou sobre a cabeça do brasileiro. Outros arcebispos do Brasil, ainda apontados como possíveis escolhidos, tem seus nomes pouco ventilados em Roma. São eles: Dom Sérgio da Rocha, de Brasília, e Dom Murilo Krieger, de Salvador.

UM CARDEAL “JOVEM”
Nascido em 1950, Orani João Tempesta é de São José do Rio Pardo e iniciou sua vida religiosa aos 17 anos, quando ingressou no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo. De lá, seguiu para os estudos eclesiásticos em São Paulo, passando pelo Mosteiro de São Bento e pelo Instituto Teológico Pio XI. Aos 24 anos, foi ordenado padre pelas mãos do bispo Dom Tomás Vaquero, em Rio Pardo. Foi prior e abade do Mosteiro onde estudou e, em 1997, foi nomeado bispo de São José do Rio Preto, pelo Papa João Paulo II.
Em 2004, tornou-se arcebispo de Belém do Pará, onde permaneceu até 2009, quando foi nomeado para a mesma função, no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2013, após a renúncia de Bento XVI, Dom Orani falou sobre a possibilidade do cardinalato: “É uma expectativa mais do povo, do que minha”, afirmou. (O Município/Hediene Zara)

ANS obriga planos de saúde a cobrir mais 37 drogas

A partir desta quinta-feira, 2, usuários de planos de saúde terão direito a receber 37 drogas orais indicadas para o tratamento de 56 tipos de câncer. Também poderão fazer uma série de exames genéticos para detectar risco de doenças hereditárias ou de câncer. As novidades constam do novo rol de procedimentos e exames obrigatórios aos planos de saúde, atualizado a cada dois anos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O novo rol é a base mínima de procedimentos que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a fornecer aos seus beneficiários. As novas regras também incluem a obrigatoriedade da cobertura da radioterapia IMRT, em que o feixe de luz é modulado e atinge apenas as células doentes, preservando as sadias. Também está incluída a ampliação da indicação do PET-Scan de três para oito tipos de câncer. Esse exame de imagem é um dos mais modernos para monitoramento da doença.

Medicação oral
O fornecimento da medicação oral contra o câncer era uma das demandas mais antigas dos usuários de planos e dos médicos. Essas drogas funcionam como um tipo de quimioterapia, são mais modernas, causam menos efeitos colaterais e podem ser administradas em casa, evitando gastos com internações hospitalares. Até o final de 2013, os pacientes tinham de recorrer à Justiça para ter direito ao tratamento com essas drogas. Agora, além das regras da ANS, uma lei aprovada em outubro também torna obrigatória essa cobertura pelos planos de saúde. A lei engloba todos os tipos de medicamentos e não apenas os 37 previstos no novo rol e passará a valer em maio deste ano.

Os planos terão de pagar, por exemplo, o tratamento com capecitabina (Xeloda), indicada para o tratamento de câncer de mama metastático. Cada caixa custa em média R$ 2,5 mil. Também está garantida a obrigatoriedade do fornecimento de acetato de abiraterona (Zytiga), usado para câncer de próstata, que custa quase R$ 11 mil. O gefitinibe (Iressa), para câncer de pulmão, custa R$ 4 mil."A ANS se adiantou à lei federal e já tornou obrigatório o fornecimento dessa medicação oral a partir de 2 de janeiro", diz Karla Coelho, gerente de Atenção à Saúde da ANS.

Genética
A oferta de exames genéticos já era prevista, mas quase nunca cumprida por falta de diretrizes que estabelecessem em quais casos os exames teriam de ser cobertos. Agora, a análise genética de 29 doenças específicas, entre elas a dos genes BRCA 1 e BRCA2 (que indicam risco aumentado de câncer de mama), está incluída no rol. Mas os exames só podem ser pedidos por médicos geneticistas - o que limita a sua abrangência, já que existem apenas cerca de 200 no Brasil.

Para o advogado Julius Conforti, especialista em direito dos consumidores de planos de saúde, apesar de o novo rol ser um avanço, ele chegou tardiamente e com limitações. "A inclusão da cobertura obrigatória para os quimioterápicos orais já deveria ter sido feita há pelo menos dez anos. Ampliar a cobertura dos testes genéticos, mas estabelecer que somente geneticistas possam prescrevê-los tem quase o mesmo efeito de não incluí-los no rol", avalia.

A inclusão dos novos procedimentos ocorreu depois de uma série de reuniões com operadoras de planos, prestadores de serviços e órgãos de defesa do consumidor. Os consumidores tiveram grande participação nas contribuições: das 7.340 sugestões enviadas por meio de consulta pública, praticamente metade era de consumidores.
(Bol/Estadão)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Curso de Bombeiro Civil é alternativa para carreira de sucesso

Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer

Estudo feito em Araraquara constatou que suco da fruta aumenta saciedade.


Bebida deve ser tomada sem açúcar, entretanto, para ter esse benefício.


Suco deve ser tomado sem açúcar para ter o benefício (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Suco deve ser tomado sem açúcar para ter o benefício (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) revelou a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na próxima refeição.
Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados no laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Nos dois casos, o resultado foi o mesmo. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado. Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
Um copo da bebida tem, em média, 120 calorias, mas a pesquisadora garante que o suco pode mesmo ajudar a emagrecer. “Ao invés de se consumir alimentos com muito mais caloria e menos nutrientes e que não causem saciedade, como por exemplo, os refrigerantes e as bebidas adoçadas com açúcar, se você consumir o suco de laranja, vai ter o benefício não só dos nutrientes, mas também de um aumento da saciedade. Vai engordar menos e pode ajudar na manutenção do peso corporal”, explicou a professora de nutrição e saúde Unesp de Araraquara Thaís Borges Cesar.
Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe apetite
e ajuda a emagrecer (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Comprovação

Um voluntário que participou da pesquisa comprovou a diferença. Ele tomou o suco pelo menos uma vez a cada 15 dias e disse que ficou um bom tempo sem fome. “Eu ficava de duas a três horas saciado quando eu tomava um copo de 300ml de suco. Ou então, quando tomava um copo de suco e esperava uns 30 minutos para tomar o café da manhã, eu passei a perceber que eu comia menos porque eu não tinha tanta fome se eu tivesse direto do jejum para o café da manhã”, relatou.

Depois da experiência, a rotina dele mudou. “Já emagreci dois quilos, então tem um resultado na saúde. Claro, associando a um exercício físico, não é só o suco que vai fazer milagre”, disse o voluntário que atualmente toma pelo menos um copo de suco de laranja por dia.
Sem açúcar

Para que a bebida tenha esse efeito, entretanto, é preciso tomá-la sem adoçar porque se for colocado açúcar no suco, o resultado pode ser o inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade. A dose recomendada é de dois copos por dia. (G1 São Carlos e Araraquara)

Menina nasce nas mãos dos Bombeiros no último dia do ano

Fotos: Divulgação
Uma menina nasceu nas mãos da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros no ultimo dia 31. Por volta das 9:30 o soldado Squilasse recebeu o telefonema que enviou socorristas Fernando Costa, Monzani e Siqueira foram até a residência de Prissilla Luani de Oliveira, 24, moradora do Jardim Planalto, em Mogi Guaçu. Grávida de oito meses de seu terceiro filho, ela teve o rompimento da bolsa e quando os Bombeiros chegaram o parto do bebê estava quase completo.

"O única jeito era terminar o parto natural ali mesmo, na cama”, contaram os Bombeiros. Julia nasceu perfeita e saudável. Ela e mamãe passam bem. “A criança era esperada para a segunda quinzena de janeiro de 2014, mas, pelo visto, não quis esperar e nasceu em 2013 mesmo”, brincaram os experientes Bombeiros acostumados às mais diversas situações emergenciais. “Recebemos treinamento para isso, mas, ocorrências como essa é sempre muito emocionante e gratificante”, disseram. (Mogi Guaçu Acontece)

Taça Internacional de Futebol traz 4 mil atletas a São João

Competição será realizada de 10 a 18 de janeiro e movimenta São João e região

Defensa Y Justicia-ARG, foi campeão no sub-16, em 2013 (Foto: Franco Jr)
Movimentação no comércio, interação entre jovens de diferentes estados e países, formação de atletas e novos talentos para o futebol profissional. Essas são algumas das características da 15ª Taça Internacional de Futebol, que pelo 13º ano consecutivo será sediada em São João da Boa Vista, onde deve reunir mais de 4.000 atletas neste ano. O evento tem início no dia 10, com a realização da abertura oficial, às 19h30, no Ginásio do CIC em São João da Boa Vista, e vai até o dia 18. Devido à quantidade de atletas e clubes que participarão desta edição, neste ano, pela primeira vez, o evento contará com o apoio da Federação Paulista de Futebol, através do Tribunal de Justiça Desportiva.

No total são 115 equipes de 48 clubes participando da competição, sendo que 45 representam oito estados brasileiros: Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins. A Taça conta também com três equipes internacionais: o Defensa Y Justicia (Argentina), Seleccion (Paraguai) e o Racing Clube de Montevideo (Uruguai). A organização da competição estima que mais de cinco mil pessoas participem do torneio, que é dividido entre a sede principal em São João e mais três sub-sedes, que são os municípios de Aguaí, Casa Branca e Vargem Grande do Sul.

COMÉRCIO

Para o comércio de São João da Boa Vista a realização do evento é um benefício. Os comerciantes de todas as partes da cidade comemoram esse período de Taça, pois são 115 equipes alojadas em escolas publicas e hotéis do município, que direta ou indiretamente consomem em padarias, supermercados, lanchonetes, farmácias e restaurantes. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), de São João da Boa Vista, Antonio Baesso Junior, o evento injeta cerca de R$ 1,5 milhão para o comercio local e nas sub-sedes.


ESTRELAS DO FUTEBOL

Outra vertente da Taça é atrair ex-jogadores de futebol, como é o caso de Paulo Isidoro, que, no ano passado, trouxe duas equipes ao campeonato. Além disso, observadores técnicos de grandes clubes brasileiros como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Internacional de Porto Alegre, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, entre outros, assistem as partidas em busca de novos craques.


Em edições anteriores, atletas como Dentinho (ex-Corinthians e atual Besikitas, da Turquia), Oscar (ex-São Paulo e Inter e atualmente no Chelsea, da Inglaterra), Hernanes (Ex-São Paulo e atualmente na Lazio, da Itália), Wellington (São Paulo), Thiago Luís (ex-Santos e atualmente na Chapecoense) entre outros, participaram da competição.

Nêne Bonilha (atleta do Corinthians e emprestado ao Audax), Alessandro (América Mineiro), Mamadeira (São Bernardo), e Mamá (Comercial de Ribeirão Preto) são exemplos de jogadores sanjoanenses revelados na Taça Internacional e que conseguiram ser transferidos para grandes clubes do Brasil após o torneio.

A TAÇA

A primeira edição da Taça Internacional de Futebol do Interior Paulista foi realizada no ano de 2000, na cidade sede de Mogi Mirim com apoio de mais cinco cidades sub sedes: Mogi Guaçu, Limeira, Itapira, Engenheiro Coelho e Estiva Gerbi. No ano de 2002, por ter uma melhor estrutura física de estádios, alojamentos, comércio e fácil acesso pelas rodovias, o diretor de esportes da São João na época, Rodolfo Herrera Felipe, por ter conhecido a competição pessoalmente, trouxe o evento para São João da Boa Vista e até hoje, a cidade é sede do torneio. Desde a primeira edição do evento já participaram 18 estados brasileiros e países como Argentina, Coréia, Colômbia, China, Japão, Paraguai e Uruguai. Neste período, foram mais de 1.400 equipes inscritas e cerca 37.000 atletas participantes.  (O Município/Franco Junior)