Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer

Estudo feito em Araraquara constatou que suco da fruta aumenta saciedade.


Bebida deve ser tomada sem açúcar, entretanto, para ter esse benefício.


Suco deve ser tomado sem açúcar para ter o benefício (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Suco deve ser tomado sem açúcar para ter o benefício (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) revelou a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na próxima refeição.
Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados no laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Nos dois casos, o resultado foi o mesmo. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado. Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
Um copo da bebida tem, em média, 120 calorias, mas a pesquisadora garante que o suco pode mesmo ajudar a emagrecer. “Ao invés de se consumir alimentos com muito mais caloria e menos nutrientes e que não causem saciedade, como por exemplo, os refrigerantes e as bebidas adoçadas com açúcar, se você consumir o suco de laranja, vai ter o benefício não só dos nutrientes, mas também de um aumento da saciedade. Vai engordar menos e pode ajudar na manutenção do peso corporal”, explicou a professora de nutrição e saúde Unesp de Araraquara Thaís Borges Cesar.
Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Pesquisa da Unesp revela que laranja inibe apetite
e ajuda a emagrecer (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Comprovação

Um voluntário que participou da pesquisa comprovou a diferença. Ele tomou o suco pelo menos uma vez a cada 15 dias e disse que ficou um bom tempo sem fome. “Eu ficava de duas a três horas saciado quando eu tomava um copo de 300ml de suco. Ou então, quando tomava um copo de suco e esperava uns 30 minutos para tomar o café da manhã, eu passei a perceber que eu comia menos porque eu não tinha tanta fome se eu tivesse direto do jejum para o café da manhã”, relatou.

Depois da experiência, a rotina dele mudou. “Já emagreci dois quilos, então tem um resultado na saúde. Claro, associando a um exercício físico, não é só o suco que vai fazer milagre”, disse o voluntário que atualmente toma pelo menos um copo de suco de laranja por dia.
Sem açúcar

Para que a bebida tenha esse efeito, entretanto, é preciso tomá-la sem adoçar porque se for colocado açúcar no suco, o resultado pode ser o inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade. A dose recomendada é de dois copos por dia. (G1 São Carlos e Araraquara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário