Competição será realizada de 10 a 18 de janeiro e movimenta São João e região
Defensa Y Justicia-ARG, foi campeão no sub-16, em 2013 (Foto: Franco Jr) |
No total são 115 equipes de 48 clubes participando da competição, sendo que 45 representam oito estados brasileiros: Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins. A Taça conta também com três equipes internacionais: o Defensa Y Justicia (Argentina), Seleccion (Paraguai) e o Racing Clube de Montevideo (Uruguai). A organização da competição estima que mais de cinco mil pessoas participem do torneio, que é dividido entre a sede principal em São João e mais três sub-sedes, que são os municípios de Aguaí, Casa Branca e Vargem Grande do Sul.
COMÉRCIO
Para o comércio de São João da Boa Vista a realização do evento é um benefício. Os comerciantes de todas as partes da cidade comemoram esse período de Taça, pois são 115 equipes alojadas em escolas publicas e hotéis do município, que direta ou indiretamente consomem em padarias, supermercados, lanchonetes, farmácias e restaurantes. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), de São João da Boa Vista, Antonio Baesso Junior, o evento injeta cerca de R$ 1,5 milhão para o comercio local e nas sub-sedes.
ESTRELAS DO FUTEBOL
Outra vertente da Taça é atrair ex-jogadores de futebol, como é o caso de Paulo Isidoro, que, no ano passado, trouxe duas equipes ao campeonato. Além disso, observadores técnicos de grandes clubes brasileiros como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Internacional de Porto Alegre, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, entre outros, assistem as partidas em busca de novos craques.
Em edições anteriores, atletas como Dentinho (ex-Corinthians e atual Besikitas, da Turquia), Oscar (ex-São Paulo e Inter e atualmente no Chelsea, da Inglaterra), Hernanes (Ex-São Paulo e atualmente na Lazio, da Itália), Wellington (São Paulo), Thiago Luís (ex-Santos e atualmente na Chapecoense) entre outros, participaram da competição.
Nêne Bonilha (atleta do Corinthians e emprestado ao Audax), Alessandro (América Mineiro), Mamadeira (São Bernardo), e Mamá (Comercial de Ribeirão Preto) são exemplos de jogadores sanjoanenses revelados na Taça Internacional e que conseguiram ser transferidos para grandes clubes do Brasil após o torneio.
A TAÇA
A primeira edição da Taça Internacional de Futebol do Interior Paulista foi realizada no ano de 2000, na cidade sede de Mogi Mirim com apoio de mais cinco cidades sub sedes: Mogi Guaçu, Limeira, Itapira, Engenheiro Coelho e Estiva Gerbi. No ano de 2002, por ter uma melhor estrutura física de estádios, alojamentos, comércio e fácil acesso pelas rodovias, o diretor de esportes da São João na época, Rodolfo Herrera Felipe, por ter conhecido a competição pessoalmente, trouxe o evento para São João da Boa Vista e até hoje, a cidade é sede do torneio. Desde a primeira edição do evento já participaram 18 estados brasileiros e países como Argentina, Coréia, Colômbia, China, Japão, Paraguai e Uruguai. Neste período, foram mais de 1.400 equipes inscritas e cerca 37.000 atletas participantes. (O Município/Franco Junior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário