Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Míriam Leitão esteve em Poços de Caldas nesta quinta-feira


Jornalista participou de bate-papo sobre o livro ‘Saga Brasileira’ no Flipoços.


Escritora comentou também de novo projeto literário para 2014.

Miriam Leitão falou sobre o premiado 'Saga Brasileiro' (Foto: Jéssica Balbino/ G1)Miriam Leitão (Foto: Jéssica Balbino/ G1)
“Como jornalista eu vivi o dia a dia dessa luta e me emocionei”, disse a jornalista Míriam Leitão sobre o premiado livro ‘Saga Brasileira’, tema do bate-papo realizado nesta quinta-feira (2) no Festival Literário de Poços de Caldas (MG), o Flipoços. Com mediação da também jornalista Mona Dorf, a conversa desmistificou parte da economia brasileira e das transições de moeda e tempos de inflação,  acompanhados re contados na obra que em 2012 levou o prêmio Jabuti. Aliás, foi sobre isso que ela começou falando. “Eu não acreditei quando abri meu e-mail e li: você ganhou o Jabuti. Falei: não, não. E reli: você ganhou o Jabuti, mas quando comecei a escrever pensei: é um livro que vai encalhar”, brincou .Entretanto, a obra conquistou o público e como definiu Mona Dorf. “Fala de histórias reais e nós vivemos a economia todos os dias e ela muda a nossa vida. Ao ler me lembrei de quando meu filho nasceu, em 1986 e enfrentávamos a falta de alguns alimentos no supermercado e era uma dificuldade fazer papinha”, recordou.
As declarações foram feitas em meio a leituras de pequenos trechos do livro e que conquistaram o público presente, como a estudante Mariana Dias Macedo. “Eu não conhecia os livros, mas depois das leituras e do bate-papo não tive como não comprar”, declarou. Sobre o livro ‘Convém Sonhar’, que reúne textos publicados ao longo da carreira, Míriam fez quase um desabafo. “O difícil em ter uma coluna é que você tem que ser capaz de fazer uma coluna todos os dias, estando triste ou feliz”, comentou. E esta capacidade é que fez com que ela se emocionasse com o confisco do dinheiro na época do Governo Collor. “Eu me lembro que no dia em que tudo aconteceu eu terminei minha coluna e chorei, porque pensei: o brasileiro não vai mais poupar ou confiar na caderneta. Mas nós sobrevivemos e melhoramos o Brasil no meio desta confusão e eu, como jornalista, vivi cada um desses momentos”. Por fim, Míriam falou sobre o projeto de um novo livro, que deve ser publicado em 2014 e vai trazer uma “História do Futuro”, como é chamado provisoriamente. “Este livro trará visões sobre os programas implementados pelo Lula, como o bolsa família, bolsa escola, entre outros projetos que vieram na tentativa de tornar o Brasil um país melhor já que agora a desigualdade começou a incomodar e o desejo é construir uma sociedade multiétnica, que até então é branca demais e não podemos ter uma elite branca como esta. Ela tem que ter a cara do país”, pontuou. 

PF apura fraude no programa Farmácia Popular na região


A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil, realizou uma operação que visa a deflagrar uma série de investigações sobre farmácias suspeitas de participarem de um esquema de fraude ao programa Farmácia Popular, do Governo Federal. O crime é aplicado a partir da falsificação de documentos e assinaturas. A venda do medicamento não é realizada e o Ministério da Saúde reembolsa os estabelecimentos no mesmo valor do desconto dado aos clientes, causando prejuízos aos cofres públicos.
fraudefarmacia02Em Mogi-Guaçu (SP), um estabelecimento foi apontado como suspeito de participação no esquema e acabou autuado nesta manhã (3). Segundo a PF, o estabelecimento apresentava um rendimento até cinco vezes maior ao de outro estabelecimento do mesmo porte. O proprietário, que não teve o nome revelado, responderá em liberdade. O delegado Seccional José Antônio Carlos de Souza recebeu a equipe de delegados da PF de Campinas, Jessé Coelho de Almeida e Estela Berequet, que participaram pessoalmente da operação na região. Os policiais informaram que o golpe consiste na adulteração de receituários, falsificação de assinaturas, tanto de médicos como de pessoas que não são beneficiários do programa. “O esquema consiste em falsificar a receita, o recibo e, consequentemente, as assinaturas, o que leva a crer que houve o reembolso financeiro sem sequer ter havido a entrega de medicamentos”, disse Almeida.
No estabelecimento guaçuano foram apreendidos centenas de documentos com suspeita de fraude que serão analisados pela PF, posteriormente. Documentos com assinaturas falsificadas de médicos e até um talonário de receita médica também foram encontrados na farmácia autuada. Além da participação da Polícia Civil, a PF também teve ajuda da Vigilância Sanitária durante a operação. Para o delegado Seccional, ações em conjunto com outras unidades policiais favorecem a população. “O estreitamento na relação com a PF e outras frentes fortalece a segurança na região de Mogi-Guaçu. Sabemos que o crime tem se organizado e não tem fronteiras.”, finalizou José Antônio. (portal Mogi Guaçu)

Professores participam de curso de formação continuada


Cerca de 270 alunos participarão da “Provinha Brasil” na próxima semana

Começou na quinta-feira, dia 25 de abril, a capacitação dos professores da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal pelo Pnaic - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Participam das atividades 17 profissionais das turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, das Emebs “Irene de Oliveira Pereira”, “Maria Aparecida Tamazo Garcia” e “João Baptista Antonio Tomazo”.

O Pnaic é um programa de formação continuada, mantido por meio de parceria dos governos federal e estadual com os municípios, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. De acordo com a orientadora pedagógica do Departamento Municipal de Educação, Angélica Bordigone Andrian, a formação continuada para os professores alfabetizadores será dada em dois anos, sendo 120 horas neste ano com capacitação para Língua Portuguesa e 120 horas em 2014 para Matemática. Ela destaca que o programa do curso é voltado à melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula.

Melhorias
A aula inaugural do Pnaic foi prestigiada pelo prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) e pela primeira-dama, Lu Oliveira, no auditório do Palácio da Café. Zeca Bene falou na ocasião sobre o trabalho da administração em reestruturar a rede de ensino, para a melhoria das condições de trabalho aos professores e também para oferecer educação de qualidade à população e elogiou o empenho dos profissionais da área. A diretora de Educação, Dirce Cléa Malheiros, também presente, destacou a atuação dos profissionais e comentou o planejamento que vem sendo feito para aumentar a qualidade da merenda escolar, o que deverá ser colocado em prática brevemente.

Provinha Brasil
De acordo com a orientadora pedagógica, a partir da adesão ao Pnaic, o município se habilitou a receber a aplicação da Provinha Brasil, o que acontecerá nos dias 8 e 9 de maio. A avaliação deverá ser feita por cerca de 270 alunos, das turmas de 2º ano do ensino fundamental. São 9 salas, em três unidades escolares.

“A Provinha Brasil é uma avaliação sobre o nível de aprendizado dos alunos. A partir de seus resultados, o Departamento de Educação poderá saber o que está sendo feito de positivo e o que precisa melhorar nos métodos pedagógicos”, diz Angélica, explicando ainda que a avaliação acontecerá também no término do ano letivo. “Isto é importante porque vai permitir, no final do ano, analisarmos a evolução dos alunos, com base na melhoria das práticas pedagógicas”, completa.

UNIFAE comemora 15 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade


A Unifae comemora os 15 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade com a COMUNIFAE,  Semana de Comunicação que  acontece entre os dias 6 e 10 de maio, com  diversas atividades realizadas no Centro Universitário. Todas as palestras serão no auditório, a partir das 20h. Confira a programação:


- Segunda-feira, 06/05: 20h - palestra com a jornalista Elizabeth Lorenzetti, que foi editora do Estadão, além de ter atuado na Folha de São e Editora Abril. O tema: “Jornalismo, novas tecnologias e ética: o que muda no século XXI?”.  Às 21h15, a Unifae recebe o publicitário e professor Universitário Alexandre Prado, com quase 30 anos de experiência no mercado brasileiro.  O tema: “O que há de novo na publicidade?”.
- Terça-feira, 07/05: às 20h - o repórter e editor do Portal G1, da Rede Globo, Lucas Soares, trata do jornalismo nos portais da grande imprensa. Às 21h15 a palestra será com o jornalista e repórter da Central Globo de Esportes, da TV Globo do Rio de Janeiro, Mauro Júnior, autor do livro “Lugar de repórter é na rua”.
- Quarta-feira, 08/05: às 20h, debate com ex-alunos da Unifae sobre o mercado de trabalho para os jornalistas e publicitários. Ao todo serão seis profissionais: três da área de Jornalismo e três de Publicidade e Propaganda.
- Quinta-feira, 09/05: A partir das 20h, a comunidade e alunos conferem o “Mostra Tudo”, no auditório, com apresentações de música, dança, poemas e teatro, desenvolvidas por acadêmicos do Centro Universitário.
Sexta-feira, 10/05: Também às 20h acontece a Palestra Master, proferida pelo Diretor de Marketing e Relacionamento da Fiat para o  Brasil e América Latina, João Simon Ciaco.

Ainda durante a semana acontecem mini cursos em: Mídia Training, com o Prof.º José Carlos Sibila; Como apresentar trabalhos acadêmicos,  pelo Prof. Lucas Vieira; Comunicação para Promoção do Desenvolvimento Sustentável e da Qualidade de Vida, com as professoras   Aline Fallaci e  Ana Cristina Salviato. Finalizando, a Profª Bernadete de Paiva Miranda apresenta: Gramática Lúdica - Os Erros Mais Frequentes na Comunicação Escrita a Partir de Exemplos Práticos. Para participar dos mini cursos, os alunos devem inscrever-se na Assessoria de Comunicação da Unifae, na parte da tarde ou pelo e-mail ascom@fae.br.

Theatro Avenida apresenta espetáculo gratuito no dia 11

Poliesportivo terá evento gratuito neste final de semana

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vítima de “sequestro relâmpago” é libertada em São João


O aposentado JMGP, de 72 anos, foi libertado por criminosos, na terça-feira (30), no Terminal Rodoviário de São João da Boa Vista. Ele foi vítima de dois marginais que o abordaram em Poços de Caldas, depois dele ter realizado uma transação bancária.
Segundo o Boletim de Ocorrência, JMGP, morador da Cascata, foi até a cidade mineira para fazer um saque no banco e levar dois relógios para avaliação em uma casa de penhor. Ao sair da agência, depois de ter sacado R$ 850,00, ele disse ter sido abordado por dois homens, ainda desconhecidos. Os meliantes começaram a dizer que tinham um bilhete premiado e que precisavam de ajuda para receber os valores. Eles disseram, ainda, que estavam dispostos a partilhar o prêmio com o aposentado caso ele os orientasse corretamente. JMGP foi levado pelos bandidos a uma casa lotérica onde os rapazes fingiram conferir os números no painel, “comprovando” que o bilhete estava contemplado. Logo depois, colocaram a vítima no carro, iniciando o “sequestro relâmpago” e dizendo que precisavam de uma garantia de que o aposentado não ficaria com o prêmio só para ele.
O aposentado colocou os R$ 850,00 e os dois relógios no porta-luvas do carro e os marginais conduziram o veículo até São João. Chegando às imediações do Terminal Rodoviário, um dos meliantes fingiu passar mal e pediu para que o aposentado descesse e comprasse uma garrafa de água no bar. Quando a vítima desceu, os ladrões fugiram com o dinheiro e os relógios. (portal parabrisa)