Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Professores participam de curso de formação continuada


Cerca de 270 alunos participarão da “Provinha Brasil” na próxima semana

Começou na quinta-feira, dia 25 de abril, a capacitação dos professores da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal pelo Pnaic - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Participam das atividades 17 profissionais das turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, das Emebs “Irene de Oliveira Pereira”, “Maria Aparecida Tamazo Garcia” e “João Baptista Antonio Tomazo”.

O Pnaic é um programa de formação continuada, mantido por meio de parceria dos governos federal e estadual com os municípios, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. De acordo com a orientadora pedagógica do Departamento Municipal de Educação, Angélica Bordigone Andrian, a formação continuada para os professores alfabetizadores será dada em dois anos, sendo 120 horas neste ano com capacitação para Língua Portuguesa e 120 horas em 2014 para Matemática. Ela destaca que o programa do curso é voltado à melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula.

Melhorias
A aula inaugural do Pnaic foi prestigiada pelo prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) e pela primeira-dama, Lu Oliveira, no auditório do Palácio da Café. Zeca Bene falou na ocasião sobre o trabalho da administração em reestruturar a rede de ensino, para a melhoria das condições de trabalho aos professores e também para oferecer educação de qualidade à população e elogiou o empenho dos profissionais da área. A diretora de Educação, Dirce Cléa Malheiros, também presente, destacou a atuação dos profissionais e comentou o planejamento que vem sendo feito para aumentar a qualidade da merenda escolar, o que deverá ser colocado em prática brevemente.

Provinha Brasil
De acordo com a orientadora pedagógica, a partir da adesão ao Pnaic, o município se habilitou a receber a aplicação da Provinha Brasil, o que acontecerá nos dias 8 e 9 de maio. A avaliação deverá ser feita por cerca de 270 alunos, das turmas de 2º ano do ensino fundamental. São 9 salas, em três unidades escolares.

“A Provinha Brasil é uma avaliação sobre o nível de aprendizado dos alunos. A partir de seus resultados, o Departamento de Educação poderá saber o que está sendo feito de positivo e o que precisa melhorar nos métodos pedagógicos”, diz Angélica, explicando ainda que a avaliação acontecerá também no término do ano letivo. “Isto é importante porque vai permitir, no final do ano, analisarmos a evolução dos alunos, com base na melhoria das práticas pedagógicas”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário