Páginas

domingo, 13 de março de 2016

Infestação de caramujos preocupa os moradores de São João

Molusco transmite alguns vermes que podem causar até tipo de meningite.


Quantidade de caramujos aumentou nos últimos dias após chuvas em São João da Boa Vista (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Quantidade de caramujos aumentou nos últimos
dias após chuvas (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Uma infestação de caramujos africanos está tirando o sossego de moradores em vários bairros de São João da Boa Vista (SP). Segundo eles, com a chuva dos últimos dias a situação ficou ainda pior. A prefeitura informou que equipes fazem a fiscalização dos terrenos.
Nos bairros da cidade é comum encontrar caramujo por todos os lados. No chão, no tronco das árvores e na folha de bananeiras. Com a temporada de chuva, a quantidade aumentou bastante.
O metalúrgico Reginaldo Leme enviou imagens para mostrar a situação no bairro Nossa Senhora de Fátima. "Foi domingo a noite que eu tirei as fotos porque choveu e eu enviei. Eu consegui juntar no balde aqui, bastante aqui, um pouco no pé da bananeira e um pouco eles se escondem. Só chover que eles começam a aparecer mais ainda. Preocupação constante não só com a minha família, mas com a vizinhança também", afirmou.
Ele contou que já tentou de tudo para acabar com a infestação do bicho, mas sem sucesso. "Joguei sal, já juntei e coloquei fogo, já abri buraco e enterrei, e nada acaba com eles", acrescentou o metalúrgico.
Ovos do caramujo africano também transmitem vermes em São João da Boa Vista (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Ovos do caramujo africano também transmitem
alguns tipos de vermes (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
A bióloga Gláucia Liberate explicou que o caramujo africano é uma praga que se adapta bem a qualquer ambiente que tenha lugar pra ele se esconder, normalmente come folhas e se multiplica muito rápido. "Ele é resistente a temperaturas mais altas e secas porque ele se enterra no solo nesse período e quando a umidade está adequada e a temperatura, ele sai para se reproduzir. Então ele praticamente infesta hoje o Brasil todo", explicou Gláucia.
As bolinhas amarelas são os ovos do molusco que transmite vermes, alguns perigosos, que podem até causar um tipo de meningite. Depois que o caramujo morre, as cascas podem virar criadouro do mosquito Aedes aegypti.
O veterinário Roberto Hoffman da prefeitura disse que não é indicado aplicar veneno, o certo é pegar e jogar fora. "O controle é feito pela catação manual, a pessoa protege as mãos com saco plástico ou com uma luva, coloca esses caramujos em um balde com água salgada e espera por algumas horas até que todos morram. Depois de mortos você escorre a água e recolhe os caramujos mortos, de preferência inteiros, no saco de lixo e coloca para o serviço de coleta para ser recolhido e levado ao aterro sanitário", informou o veterinário.
Ainda de acordo com Hoffman, os ovos do caramujo podem ser eliminados do mesmo jeito. O veterinário falou ainda que equipes da prefeitura fazem a fiscalização constante em terrenos das zonas urbanas e rurais para tentar eliminar os caramujos.  fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/03/infestacao-de-caramujos-preocupa-os-moradores-de-sao-joao-da-boa-vista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário