Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Lama em estrada dificulta acesso de moradores em Águas da Prata

Temporal no último domingo (3) provocou deslizamentos em vários trechos


Moradores do bairro Cascata, que fica na divisa entre Águas da Prata (SP) e Poços de Caldas (MG), estão com dificuldades em transitar pela única estrada que leva à comunidade rural. 
Com a forte chuva do último domingo (3), deslizamentos deixaram a pista cheia de lama e apenas veículos de pequeno porte conseguem passar. Além disso, quatro postes caíram, deixando o bairro sem a rede de telefonia.
Moradores estão preocupados com possíveis deslizamentos (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)
Moradores estão preocupados com possíveis
deslizamentos (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)


Em um dos trechos da estrada o deslizamento de terra provocou uma cratera de cerca de 50 metros de largura e 30 profundidade do outro lado da via. A lama sobre o asfalto impediu o trânsito de veículos durante toda a segunda-feira (4). Com isso, os moradores não conseguiram nem ir trabalhar.


A forte chuva mudou o cenário em alguns pontos da região. A vegetação foi arrancada e há risco de novos desabamentos. Empreiteiros contratados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão no local. Parte da lama já foi retirada e a passagem liberada. Agora vai ser preciso cortar árvores e fazer uma obra para evitar mais acidentes.

Barranco desmoronou e deixou pista da SP-342 bloqueada neste domingo em Águas da Prata (Foto: Fala São João)
Barranco desmoronou e deixou pista da SP-342
bloqueada neste domingo (Foto: Fala São João)
Temporal
O temporal alagou ruas, casas, comércios e até uma fábrica. Na segunda-feira, o prefeito decretou estado de emergência. O decreto possibilita maior facilidade de acesso a recursos dos governos estadual e federal para a recuperação da cidade.

A força da água foi tanta que três caminhões que estavam estacionados na rua foram arrastados por cerca de 50 metros.
Segundo a Prefeitura, 50 famílias ficaram desalojadas após a tempestade. Em um dos casos, um homem ficou cerca de 2h no telhado de casa esperando resgate. “Não dava para sair, a água batendo na cintura. O que deu para fazer foi agarrar no portão, subir no muro e ficar em cima do telhado esperando ajuda”, afirmou o auxiliar de produção Jaime Augusto Fontainhas.

Campanhas
A Defesa Civil de Águas da Prata montou um ponto de arrecadação para doações na Escola Municipal Áurea Soares de Oliveira e no Procon, que fica ao lado da Prefeitura. Voluntários trabalham para separar os produtos que chegam. As vítimas precisam de doações de roupas infantis, colchões, cobertores, lençóis, além de mais água e leite.

Segundo a secretária de Educação, Rosemeire Aparecida Francisco, as vítimas da enchente precisam também de utensílios usados na cozinha, como panos de prato e talheres. “Na parte de higiene pessoal faltam produtos como absorventes, pasta e escovas de dente, toalhas de banho. Também necessitamos de produtos de limpeza, como desinfetantes e panos de chão”, disse.

Mais informações sobre como ajudar as podem ser adquiridas pelo telefone (19) 3642-2300.  fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/01/lama-em-estrada-dificulta-acesso-de-moradores-em-aguas-da-prata-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário