ilustração |
Dois casos de microcefalia que podem estar relacionados com o vírus Zika estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. As duas gestantes vieram do Nordeste do país, região com alta transmissão do vírus. Segundo a secretaria, as mulheres estão internadas na capital paulista e ambas tiveram a microcefalia identificada após um exame de ultrassom.
A secretaria informou ainda que, desde o último dia 11, quando o Ministério da Saúde estabeleceu situação de emergência nacional, as autoridades do setor no âmbito municipal estão em alerta reforçado.
Em nota, o secretário de Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre a importância da troca de informações entre os profissionais de saúde sobre suspeitas do vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que causa a dengue. Ele recomendou à população redobrar os cuidados já que, em todas as localidades onde há a presença do mosquito, as pessoas estão sujeitas a contrair dengue, Zika vírus e chicungunia. Ele alertou que a maioria dos focos (80%) estão dentro das residências. fonte http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-11/secretaria-municipal-de-saude-investiga-suspeitas-de-microcefalia-em-sao-paulo
O que é o Zika vírus
Há cerca de 20 anos, o Zika vírus foi isolado em seres humanos pela primeira vez na Nigéria. Do país, ele teria se espalhado por diversas áreas do mundo até entrar no Brasil em 2014, provavelmente trazidos por turistas que vieram acompanhar a Copa do Mundo no ano passado.
Transmissão do Zika vírus
No Brasil, o Zika vírus encontrou no Aedes aegypti o responsável por sua transmissão. Como você já deve saber, o mosquito é o mesmo que transmite a dengue, a febre amarela e a febre chikungunya.
Sintomas do Zika vírus
Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da dengue. Febre de cerca de 38 graus, dor de cabeça, dores no corpo, diarreia e enjoos. O paciente ainda pode apresentar coceira e erupção cutânea no rosto e no corpo, além de conjuntivite e fotofobia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário