Pesquisa analisou desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social em municípios de 50 a 100 mil habitantes
divulgação |
São João da Boa Vista está entre as melhores cidades para negócios no país. É o que revela um estudo publicado na edição de 28 de outubro da Revista Exame, da Editora Abril. A pesquisa realizada pela empresa Urban Systems avaliou indicadores de desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social.
No ranking geral dos municípios na faixa de 50 a 100 mil habitantes, São João aparece em 41° lugar no país, em 16° no Estado e 18° na região Sudeste. São João ocupa o 10° lugar no país no quesito desenvolvimento social, 8° no Estado e 8º na região Sudeste, comprovando a qualidade dos investimentos públicos em saúde e educação.
Quando se analisa o indicador capital humano, que leva em conta a qualidade da educação, em todos os níveis, incluindo formação de mão de obra, São João da Boa Vista está na 37ª posição no Brasil, 19ª no Estado, e 28ª na região Sudeste.
O município se diferencia em infraestrutura (46° no país, 11° no Estado e 27° no Sudeste), com 100% de água tratada e esgoto coletado, ruas pavimentadas, conexão de Banda Larga e população em domicílios com energia elétrica.
“Recebemos com imensa satisfação o estudo, que demonstra claramente os acertos que tivemos na adoção de políticas públicas em todas as áreas da administração”, comenta o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. Segundo Amélia Queiroz, chefe da Assessoria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, o ranking da Revista Exame é significativo, pois apresenta São João como alternativa para instalação de novos negócios.
“São João é uma cidade com múltiplas vocações, um centro universitário pujante, com possibilidades de vir a ser um polo de tecnologia ligada à aviação e, se bem organizado e planejado, um centro de economia criativa dada à alta concentração dos eventos culturais, gastronômicos, e belezas naturais”, afirma.
Conselho Municipal de Desenvolvimento
O ranking “Melhores Cidades para Negócios” repercutiu positivamente no Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), órgão que reúne empresários, representantes de entidades (CIESP, SENAC, ACE, SENAI), instituições de ensino superior (UNESP, UNIFEOB, UNIFAE, Instituto Federal – IFSP) e Sindicato dos Metalúrgicos.
Para ver a íntegra do estudo, acesse o link abaixo:
https://www. box.com/s/b77i7hrrqd8n8ci/Urban_Systems_MCN_2015.pdf?dl=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário