Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Quatorze pessoas já contraíram tuberculose em São João

Aumenta o número de pessoas já contraíram a doença neste ano na região
  Imagem de microscopia eletrônica  mostra a bactéria Mycobacterium tuberculosis, que provocam tuberculose  (Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID))
Imagem da bactéria Mycobacterium tuberculosis,
que causa tuberculose (Foto: Divulgação/NIAID)

O número de casos de tuberculose cresceu em São João da Boa Vista (SP), segundo dados compilados pela Secretaria de Estado da Saúde. De janeiro a setembro, já foram registradas 14 ocorrências, apenas duas a menos do que o total de 2014, e foi iniciada uma campanha para incentivar o diagnóstico precoce da doença.
A ação está presente em todas as unidades de saúde da cidade, onde moradores com sintomas como tosse há mais de três semanas acompanhada de cansaço, dor no corpo, suor noturno ou perda de peso podem fazer um teste simples e rápido. É colhida uma amostra de escarro e o material é enviado para um laboratório. Uma semana depois, o resultado está pronto e, se necessário, é iniciado o tratamento.
“O tratamento, a princípio, é ambulatorial, ou seja, o paciente vem para consultas mensais”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Sandra Vilela de Oliveira, lembrando que os pacientes também tomam uma medicação diária. “Fazendo esse controle mensal, em seis meses ele pode obter a cura”. Além de enfatizar a necessidade de acompanhamento e tratamento, Sandra reforçou a importância de os familiares dos pacientes tomarem certos cuidados para que a doença não se propague.
“Quando a pessoa tosse, fala, espirra, ela pode eliminar os bacilos e transmitir para outras pessoas. Por isso é importante também que os comunicantes, que são os que convivem com o doente, façam exames laboratoriais, o acompanhamento médico”, orientou.  
Região
O número de casos de tuberculose também cresceu em outras cidades da região no primeiro semestre deste ano, na comparação com 2014. Em São Carlos, foram 39 casos de janeiro a junho, contra 51 em todo o ano passado. Em Araraquara, foram 28 registros e, no ano passado, 43. Em Rio Claro, as unidades contabilizaram 21 episódios, contra 43 em 2014.  fonte  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/11/com-alta-de-casos-sao-joao-da-boa-vista-inicia-acao-contra-tuberculose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário