Devido a obras de adequação e instalação, acelerador linear estará disponível para uso apenas em 2016.
O Setor de Oncologia do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos receberá um dos 80 aceleradores lineares que o Ministério da Saúde distribuirá a 63 municípios de 22 estados, informou em nota, nesta manhã, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal. O anúncio do repasse foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última sexta-feira (1º), durante evento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, do qual participou o diretor administrativo e financeiro do HM, José Carlos De Carli.
O Estado de São Paulo receberá 19 aparelhos, que serão repassados para 15 municípios, incluindo Mogi-Guaçu, cujos pacientes que necessitam de radioterapia por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) são, atualmente, encaminhados para outras cidades que disponibilizavam o serviço. Para a instalação do acelerador linear será necessário construir um novo prédio anexo ao Setor de Oncologia. A área já foi escolhida e a obra será custeada pelo Ministério da Saúde.
A superintendente do HM, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho informa que técnicos do MS estiveram no hospital há dois meses e aprovaram uma área que faz parte do estacionamento interno. Segundo a dirigente, a previsão é de que o Ministério da Saúde abra licitação no começo de 2014, e a obra seja iniciada no final do ano e concluída em 2016.
Hoje, a Secretaria de Saúde encaminha por mês, em média, 10 a 15 novos pacientes de Mogi-Guaçu para sessões de radioterapia nas cidades de Jaú, Barretos e São João da Boa Vista. De acordo com a Central de Regulação da Secretaria de Saúde, como o tratamento leva de 35 a 40 dias, a média mensal acumulada é de 50 pacientes. O transporte é fornecido pela Prefeitura. (Portal Mogi Guaçu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário