Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

Vitivinicultor colhe uvas fora de época em Andradas

Resultado de imagem para vindima andradas
ilustração
O vitivinicultor José Procópio Stella encerrou, na primeira quinzena de setembro, a colheita de uvas cultivadas em uma propriedade localizada no Bairro Capão do Mel, zona rural andradense. Ali, a espécie colhida é a syrah, utilizada para elaboração de vinho tinto.

Normalmente a colheita acontece entre os meses de dezembro e fevereiro, trabalho encerrado com a tradicional "vindima", que é a festa feita por conta do término da safra. Mas neste caso o ciclo foi invertido e as uvas foram apanhadas entre agosto e setembro. Procópio explica que um aspecto de fundamental importância neste processo diz respeito a "senescência" das parreiras, momento considerado ideal para a colheita das uvas. E em relação ao ano de 2015 a pouca chuva foi de grande importância para o sucesso da colheita.

Há cerca de oito anos este sistema de poda invertida teve início em Andradas. De lá para cá o trabalho vem sendo aprimorado e está muito próximo do ideal, comercialmente falando. O município vem carregando nas últimas décadas o título de “Terra do Vinho”, mas por volta de 1965 a produção praticamente se esgotou, exceção feita a poucas adegas. Mas com este processo a qualidade e até mesmo a quantidade poderão voltar.

Agora o vinho produzido com estas uvas ficará entre sete e oito meses descansando nos tanques, para depois ser engarrafado. A previsão é de que somente em 2017 ele seja comercializado. Para o vitivinicultor, o mais importante é possibilitar que os andradenses voltem a viver do cultivo das uvas, criando novos modelos de vinícolas onde as famílias produzam o suficiente para gerar bons vinhos e obter lucros. Por repórter Sandro de Pontes /Fonte: Portal da Cidade Andradas, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário