Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Prefeitura esclarece corte de árvores realizado na Praça da Independência

COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, vem a público esclarecer as ações de corte de árvores realizado na Praça da Independência na última semana. A Praça da Independência está passando por obras de revitalização, e o corte de algumas árvores já estava previsto, devido a diversos motivos.

Algumas árvores tiveram que ser cortadas por conta de seu estado fitossanitário, isto é, alguma podridão e/ou comprometimento da árvore, bem como por algumas raízes estarem prejudicando o mosaico de pedras portuguesas, causando irregularidades no calçamento da praça, o que poderia vir a oferecer riscos à população que por ali transita. Esta ação, segue paralelamente ao desenvolvimento das obras, para que após sua conclusão, não sejam necessárias novas intervenções que poderiam comprometer o novo piso que será instalado.

Assim, no último dia 10 de setembro, foram removidas quatro árvores conhecidas vulgarmente como “chapéu de sol”. Estas árvores são espécies exóticas à nossa flora, e seu corte será compensado com o plantio de 10 exemplares nativos, já de porte com aproximadamente 2,00 m de altura, contemplando o aspecto paisagístico da revitalização. Assim, serão plantados quatro ipês amarelo, quatro quaresmeiras, um pau brasil e uma araucária, que juntos representam um importante ganho ambiental.

Destacamos ainda que todas as ações que envolvem impacto ao Meio Ambiente atendem a todos os parâmetros legais. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), conselho muito atuante e competente, composto por diversos profissionais da área, aprovou, em 11 de junho deste ano, uma série de intervenções, incluindo as que estão sendo feitas na Praça da Independência.

Tal deliberação foi publicada no jornal local, responsável pelas publicações oficiais do município, e também pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo em 20 de junho de 2015, dando, desta maneira, ampla divulgação aos trabalhos que vieram a ser realizados.

Em suma, as quatro árvores exóticas que foram cortadas na Praça da Independência estão sendo substituídas por dez espécies nativas que atenderão tanto o aspecto paisagístico quanto o ambiental, sempre seguindo as orientações legais, conforme preconiza a seriedade com que a administração municipal conduz todas as suas ações.

Entendemos que, dentro do processo democrático, críticas construtivas irão surgir naturalmente e, por este motivo, viemos a público para informar à população e dirimir quaisquer dúvidas que porventura tenham surgido.


A Prefeitura Municipal está empenhada em realizar um trabalho que atenda aos anseios da população. É um trabalho intenso e árduo para que o resultado final seja uma praça limpa, bonita e sustentável, atendendo a todas as exigências legais e privilegiando, acima de tudo, à população Pinhalense e ao Meio Ambiente.

2 comentários: